21 março 2014

Costura produtiva

Gente!! É coisa séria o que acontece comigo!! 
Meus dias passam e o tempo de costura tem sido muito curto.


Além das tarefas diárias de casa, do trabalho profissional que exerço alguns dias/semana e conciliar aulas de modelagem 2x mês, quando sobram algumas horas para costurar em casa, percebo que o dia passou e não fiz NADA de produtivo na minha máquina de costura ou pouca coisa desenvolvi!! 


                                                 A sensação é frustrante! 



Eu sei que não sou uma costureira perfeita, que me distraio por coisas acontecendo ao mesmo tempo e fico "pulando" de uma tarefa a outra.

 

Tenho projetos iniciados mas sem conclusão e isso tem me causado aborrecimento.



Então, pensei em anotar o que me atrapalha e o que me ajuda a ter mais produtividade e decidi partilhar com vocês algumas conclusões.
 


Preciso URGENTE administrar melhor o meu tempo. Então, fiz uma pequena lista dos pontos principais que tiram o foco na hora de costurar e também o que ajuda a manter o foco. 

  



O que me tira a atenção:


TELEVISÃO
Fácilmente me distraio com ela, minha atenção é fortemente "vampirizada" pelas imagens. Já me percebi costurando apenas enquanto passam os intervalos comerciais, páro para ver alguma apresentação ou entrevista. Encontrei-me fazendo erros bobos só porque a TV deteve mais a minha atenção. 

O que fazer? Desligar a TV enquanto costuro.



COMPUTADOR
Um grande "chupador" de tempo. Toda vez que passo pelo PC, páro e penso:

" ... deve ter email",  "...  só verei se tem comentário, é rápidinho" , "... tem novidade em tal blog!! deve ter alguma idéia bonita!!" 

e por aí vai e o tempo passando, sendo "engolido". 

O que fazer? Desligar o computador enquanto costuro.





O que me ajuda a ter atenção:

MÚSICA:
Ouvir música agradável enquanto costuro, tanto faz se é instrumental ou algo mais divertido desde que eu possa "flutuar" pela música ao costurar. Apenas preciso ter certeza de que há músicas suficientes para durar o tempo necessário sem precisar me levantar da cadeira para mudar a cada 2ª ou 3ª faixa. Deixar pré-programada uma boa seleção diversificada que faça loops.  

  

MATERIAIS EM ORDEM:
Ter todo o necessário, à mão, para o que pretendo costurar. Não esquecer pequenos detalhes tais como marcadores, descosturador, alfineteiro, bobinas, fita métrica, botões,etc. É péssimo costurar e perceber que falta linha para terminar aquele projetinho!! 
Argh! Ninguém merece! 




LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO:
Seja lá o que eu faça, não consigo trabalhar com bagunça em volta de mim, o local tem que estar arrumado, ajeitado, limpo e organizado senão criatividade e concentração não acontece. 
É essencial deixar o ferro próximo a tomada, a mesa de passar roupa ajeitada, a luz artificial, se usar, sem piscadelas ou tremeliques, etc. 






Bom, agora que listei alguns itens para mim mesma, sobre o que me ajuda a ser mais produtiva, a encontrar melhores maneiras de trabalhar sem (muitas) distrações, gostaria de saber de VOCÊ, quais são as suas dicas que te ajudam a administrar melhor o seu tempo, o que funciona melhor, o que te incomoda na hora de costurar.



  Tenho certeza que há mais sugestões para conseguir administrar melhor o tempo. 

Deixe seu comentário. 

      Quero aprender novas maneiras 
                         com você.




21 comentários:

  1. Jura que vc se distrai também? Eu me sentia um E.T. pq tenho uma facilidade de perder a concentração absurda. Amo costurar, mesmo as vezes sentindo que tenho que melhorar muiito e ficando frustrada pq não saiu do jeito que esperava. Tenho vários projetos que inicio e paro, ou então várioas tecidos que comrei pra fazer tal coisa a meses e ainda está na gaveta..Tudo tira a minha atenção literalmente. Preciso de um espaço em que eu possa ter todo meu material, sem que eu não precise ficar andando para lá e para cá pra buscar as coisas. Tv também é meu mal, quero saber de tudo, computador então melhor nem falar, sempre fico tentada a dar um pulinho no face e ver se tem alguma novidade bacana pra quem sabe eu fazer um dia, sendo que já tem mil ideias guardadas esperando para ser executada. Estou me preparando para mudar de casa e vou ter um espaço grande só para meu quarteliê. Ficar longe da sala de estar vai me dar mais concentração.
    Quando vc se empolga na costura, chega a perder a hora de fazer as refeições? A minha fome até passa quando costuro e se eu pudesse não pararia por nada quando estou bem empolgada.

    Beijo querida e amei o post. A nossa cara,rssssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Josy

      Somos principalmente visuais. Eu tenho "n" projetos impressos mas estão na gaveta aguardando não sei o quê! Tecidos não tenho muitos pois ainda preciso ajeitar meu cantinho de costura no quesito de colocar uma estante só para os tecidos, enquanto isso ficam em sacolas e dentro do meu guarda-roupa ocupando espaço que deveria ser para roupa.

      Josy, boa sorte na nova casa. Gostei do nome quarteliê, também chamarei o meu espaço assim pois era o quarto de solteiro do meu filho que virou o local de costura.

      Bjs e obrigada por deixar seu comentário, sua opinião. Adorei!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo incentivo, Edna.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Fatinha desculpa troquei seu nome no comentario anterior .estava comentando tambem no blog da amiga Vera Xangai e quando vi tinha trocado os nomes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna

      Nem se preocupe com isso, já aconteceu comigo também.Dê risada de si mesma e tudo bem rsrsrsr.

      Obrigada por comentar.
      Bjs

      Excluir
  4. oi fatima vir o seu post, é o que acontece comigo tb, o computador tira toda a nossa atenção e toma o tempo todo nossa é muito difícil http://flaviamariavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia,

      Obrigada por comentar e aproveito para te dizer que tento comentar em teu blog mas as msg estão voltando para mim. Verifica a configuração do seu blog.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi Fatinha!!
    Obrigada pela visita!! Fiquei realmente feliz por conseguir resolver o problema com o meu blog...
    Como você, também tenho o tempo muito reduzido, e distrações não ajudam mesmo nada!!
    Mas, por acaso quando sento a máquina, geralmente esqueço de todo o resto a minha volta... Até das refeições!!
    Mas também tenho o meu ritual...computador sempre por perto, mas com a minha musiquinha brasileira, a mesa de trabalho desimpedida, a mesa de passar a ferro sempre a postos!!! Ahahah, e os óculos, porque este hobby tem dado cabo dos meus olhinhos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Olivia
      Que gostoso ler o seu comentário.Muito obrigada por sua participação. Eu também, sem os óculos de perto, não conseguiria nem colocar linha na agulha.

      Bjs e ótima semana.

      Excluir
  6. Assino embaixo - tudo o que você falou tá certíssimo! Eu deixo o computador desligado, senão toda hora quero olhar alguma coisa, especialmente em sites que vendem lãs e linhas (sou maluca por promoções...). A televisão, realmente, é o que me atrapalha mais: ou eu uso o óculos de longe prá olhar prá tela ou o de perto, prá alinhavar ou fazer bainhas - então é um Deus nos acuda... O jeito é deixar ela desligada mesmo... O ideal era ter um ateliê, calmo, organizado, só meu - mas quem sou eu? No dia que saírem as ações na justiça, o Marildo diz que vai fazer um prá mim - mas estamos no Brasil, então...

    Beijos, Fatinha querida. Esqueci de comprar os ingredientes do bolo... Tanta correria no final de semana... Agora ele fica me "alfinetando" a consciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa

      Adorei teu comentário. É como aqui...é um tal de tira e põe óculos. Hoje nem liguei a TV mas o PC...não teve como. Uso-o para o trabalho quando estou em casa e vez ou outra tenho que checar emails. Daí dar um pulinho para ver o blog...é um instante mas já estou saindo. Ontem o dia rendeu muito, determinei-me a não ligar TV e nem PC e já modelei a bermuda do maridão. Depois colocarei a postagem sobre isso.

      Bjs

      Excluir
  7. Estou conseguindo por em prática algumas dicas e o meu trabalho esta evoluindo
    BJO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna

      Que bom de alguma forma ter te ajudado. Eu também rendi bem ontem pois consegui terminar a modelagem de uma peça de roupa para meu esposo. Depois postarei a evolução.

      Sucesso p/vc. Bjs

      Excluir
  8. rsrsrs comigo é a mesma coisa. O grande responsável o chupador de tempo ( computador com internet). A alternativa é desligar e concentrá-se apenas na produção. Como se fosse possível, para nós mulheres, que conseguimos dar conta de tudo ao mesmo tempo, e ainda trabalhar fora. Mas tudo vai se encaixando perfeitamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Celina, é o que chamamos de ter "jogo de cintura".
      Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

      Bjs

      Excluir
  9. eu pensava que só eu passava por isso ! cada coisa que vejo na net eu digo vou fazer mas e o tempo? Valeu amiga bem vinda ao clube um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois pe, Vilma, essa é a vida, cheia de oportunidades mas o tempo, por vezes, é curto.
      Bjs e obrigada por sua visita.

      Excluir
  10. Pensei que era só comigo que isso acontecia... ahhh... igualzinho! Pior é quando deixo passar as horas das refeições, a família fica desconcertada, rsrsrs...

    Estou de visita ao seu blog e estou a adorar tudo o que vi mais o que li, obrigada! Voltarei sempre que puder!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lete
    É verdade!! a gente se entretém e quando percebo já passou da hora de cozinhar, o estômago ronca e o marido já está perguntando quando irá comer. Já aconteceu comigo. Tenho colocado despertador paa anunciar que é hora disso ou daquilo e que tenho que parar para fazer outra coisa.
    Que bom receber sua visita e seu comentário no meu blog. Seja bem vinda e volte sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Comigo também é o mesmo, eu fico angustiada e o mesmo que tira sua atenção tbm acontece comigo. O meu maior vampiro do tempo atual é o whathzap, telefone e facebook. Pq quando se vê já se passou horas e o trabalho não foi concluído. Me sinto muito frustrada, mas vou tentar colocar as dicas em pratica tbm. Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...