26 junho 2014

PAP: Fronhas com Bordado Inglês

Fui na loja de tecidos com a intenção de comprar um tecido para um projeto mas não tinha o que eu queria. Para não perder a viagem e o tempo, acabei comprando tecidos 100% algodão para fazer lençóis e fronhas. O preço estava bom - R$ 9,90/m - e com muitas estampas lindas. 

Escolhi o de flores alaranjadas com um leve toque lilás. 
Para o lençol de baixo, optei por verde-abacate. Havia o de fundo laranja mas não me encantei com os 2 tecidos juntos. Sem dúvidas, achei o verde muito melhor. O laranja já predomina tanto no lençol de cima então pra que repetir mais no de baixo?!

LEMBRETE: tecidos de algodão encolhem um pouco, então antes de trabalhar nele, deixe-o de molho com um pouco de vinagre (prefiro o branco), não precisa esfregar nada. Depois estenda no varal bem reto para secar em local arejado e de preferência na sombra. Passar com ferro temperatura mediana (morno) pelo lado avesso e está pronto para ser trabalhado. 



Comprei 2,50m para o lençol de baixo e outros 2,50m para o de cima. Não é exagero! afinal é melhor sobrar do que faltar. Para as fronhas comprei 1,50m e, este sim, sobrou bom pedaço de pano.


A fita acetinada e o bordado inglês já tinha nos meus guardados. É o mesmo bordado que usei nas fronhas de crochê que fiz e vendi para uma cliente que mora na Itália.

Se você tem curiosidade, quer dar uma espiada nesse outro projeto? 
É só clicar AQUI

As fronhas ficaram tão românticas 
Veja!! que lindas!!

barrado bordado inglês


O projeto não é difícil, é rápidinho e se você quiser fazer as suas... preparei um pequeno PAP usando as medidas dos meus travesseiros: 50 x 70 cm


*********************************************************

Mas as medidas podem ser modificadas. Meça antes o seu travesseiro. Na 1ª vez que fiz, medi na fita métrica e também o envolvi no tecido que faria a fronha e fui fazendo ajustes. 
Deu trabalho mas pelo menos a pré-visão de imaginar como ficaria, ajudou a planejar e determinar as medidas mais corretas. 

Depois disso, marque no caderno de costuras os dados métricos, todos os detalhes e nas próximas fronhas que você fizer serão baseadas sómente nas anotações. 


O importante é o travesseiro entrar na fronha sem forçar costuras ou sem deixar muita folga de tecido.

O travesseiro não pode parecer que está "fugindo" da fronha
(hehehe)

*********************************************************

  • Cortar o tecido, formando uma tira retangular de   1,70m x 0,56cm 
  • Fazer barras nos dois lados menores. As minhas tem 2 cm. Virei 2 vezes para o avesso para ficar com melhor acabamento, passei a ferro antes de costurar para vincar. 


Costurei no ponto reto bem na beirada da dobra.


  • A seguir, sobre a mesa, estenda o tecido com o lado direito para cima.
  • Dobrar 2 vezes, de acordo com a figura abaixo (Dobras 1 e 2) 

Fronhas de tecido
  • Dobrar 64cm da direita para a esquerda (C) 
  • Dobrar 32 cm da esquerda para a direita (A) sobrepondo ao (C)
  • Parte (B) mede 74 cm e é a base que está sobre a mesa de trabalho.

*********************************************************
OBS. A parte (A) do meu projeto tinha 32 cm iniciais. Depois de feita a barra ficou com 28 cm e ficou muito bom com essa medida. 

O outro lado da tira, como aproveitei a ourela não precisei fazer a barra pois ela ficará escondida. Se eu fizesse para vender, aí sim, cortaria fora e faria a barra.


Então, ficou assim a barra de um dos lados da fronha : 



Porém, se no seu projeto, você tiver que fazer a barra do outro lado da tira retangular também não esqueça de deixar sobra de tecido que será dobrado. 

Creio que uma aba (parte A) de 24cm ou 28cm está ótimo pois ao colocar o travesseiro, este não ficará  como que "fugindo" para fora da fronha. 

Recadinho dado...se tiver alguma outra dúvida...pergunte!!

*********************************************************

  • Fechar as 2 laterais com costura reta e depois passar zig-zag nas bordas. 


A fronha está pronta. Agora é só desvirar e passar a ferro.


Se desejar enfeite-a com sianinhas, fitas, uma costura diferente, recorte com outro tecido que combine ou o que a sua imaginação criar.

Costurei a fita de bordado inglês e depois a de acabamento por cima. 
Eis o resultado final.

 barrado bordado inglês

E fiz o barrado desta maneira:

  • Primeiro, posicionei o bordado com a ajuda da fita métrica e alfinetei para segurar no lugar.


  • Pela transparência da fita do bordado dá para perceber que deixei metade dele por cima do tecido (cerca de 4cm) e a outra metade (também cerca de 4 cm) para fora. 
  • Pode-se alfinetar o bordado inglês todo esticado e costurar em ponto reto OU fazer babados de mesma distância. As dobras podem ser todas viradas para um só lado ou intercaladas - uma p/direita, a outra p/esquerda- como foi a minha opção. Usei distanciamento de 3 dedos (+ou-).


  • No final, costure uma bonita fita (sianinha, gorgurão, etc) sobre a costura do bordado para ficar mais caprichado o seu trabalho. 

barrado bordado inglês

Nos lençóis, é mais fácil ainda pois é só fazer as barras duplas em toda a volta, não esquecendo que o lençol de cima tem a parte da vira. 

O meu fiz de modo muito simples. Assim:


E pronto!! Observe a vira do lençol.

Fronha com bordado inglês

Fronha com bordado inglês

Já estendi sobre a cama. Não gosto de ficar guardando as coisas prontas para usar algum dia ou em data especial. 


Para mim, todos os dias são muito especiais.


14 comentários:

  1. Uau, que lindo conjunto, Fatinha!
    Concordo: o verde ficou mais harmônico. Os tons do conjunto combinaram perfeitamente até com os tons da parede do seu quarto. A cama ficou com cheirinho de verão, de primavera...
    O PAP está detalhadíssimo, não tem como se perder. Obrigada pela partilha!
    Verdade: todos os dias são especiais e nosso melhor precisa ser vivido hoje. :-)
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigada por seu carinho. Volte sempre. Bjssss

      Excluir
  2. OLà FÁTIMA
    ADOREI SEU BLOG, E Jà ESTOU TE SEGUINDO PARA NÃO PERDER NADA POR AQUI.
    TAMBÉM TENHO UM BLOG SOBRE COSTURA, VENHA ME CONHECER E SE GOSTA ME SIGA TAMBÉM.


    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui no teu blog e gostei de tudo que tem por lá. Com certeza, fiquei sua seguidora.
      Obrigada por visitar o meu espaço e seja bem vinda.

      Bjs

      Excluir
  3. Adorei o pap, você e eu fazemos bem parecido. Acredita que eu já tenho uma postagem programada sobre lençóis - só que os meus foram furtados do varal! Os teus ficaram maravilhosos, lindíssimos na cama - aposto que o teu marido ficou super orgulhoso.

    Ah, mas invejei a cor do esmalte, linda nas tuas mãos...

    Beijos, Fatinha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa

      Quero ver sua postagem sobre lençois. Mas que coisa!! furtar lençois do varal é o cúmulo da pobreza!!!!
      Sim, meu marido ficou orgulhoso e ele é como eu...gosta de colocar em uso.

      Ah!! o esmalte é o "Noite Quente" (uauuuu!!) da Colorama.

      Bjs

      Excluir
  4. Ola! Me deste uma boa ideia para os lençóis! No meu caso vai ser para a lateral deles, pois minha cama tem 2x2 e não encontro rontos, então vou aumentar nas laterais e cobrir as costuras com bordado ou um passa fita. Valeu pela ideia! Os seus ficarão lindos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monica

    Que bom poder ajudar, é para isso que servem os blogs, ajudarmos umas as outras com a troca de idéias. Agradeço por sua visita. Volte sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo pap, estou "querendo" me arriscar a costurar um jogo de solteiro!!
    Bjs Carmen

    ResponderExcluir
  7. Olá Fatinha, seu blog é muito fofo!
    Amo costurar, bordar e quero tentar fazer esse conjunto de lençol com fronhas, achei muito lindo.
    Já estou te seguindo, me segue de volta?
    Beijos,
    Lauren
    http://www.aprendendocommamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei suas fronhas e o jogo de lençol. A renda em volta da fronha vc costurou dp do travesseiro pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana

      Sim, preguei o bordado inglês depois da fronha pronta.
      Agradeço por sua visita.

      Bjs

      Excluir
    2. Olá, como você pregou o bordado inglês depois da fronha pronta sem prender a parte de trás da fronha?
      Não seria mais fácil pregar antes de fechar as laterias?

      Excluir
    3. Laurinha
      Sim, seria mais fácil. Com certeza!! e o correto mas...
      ...foi uma "orelhada" minha pois depois que conclui as fronhas achei que faltava algo e preguei depois de prontas o bordado inglês mas lógico que tem que ser feito antes de unir as peças. Eu dobrei as laterais do bordado e costurei fazendo um L nas pontas de união fronha c/bordado.

      Excluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...