Deixei-a, provisóriamente, encostada abaixo da janela de um dos quartos, junto a parede, na lateral da casa onde bate o sol nascente e a planta se agarrou firme nas paredes soltando raízes que se ramificavam.
Antes que crescesse demais, alastrando-se onde não queríamos, retiramos e trocamos de lugar colocando-a rente ao muro (pelo lado de dentro) onde fica nosso jardim defronte a casa. Deixamos a planta na base do muro e lá ela escolheria livremente para onde ir. No início, a cactácea ficou em lugar sombreado pelas folhagens das plantas arbustivas e crescia lentamente.
Depois que se agarrou firme na parede, cresceu muito, subiu, ramificou raízes, soltou mudas sempre escolhendo locais mais ensolarados. Uma parte pendeu para fora do muro indo para o lado calçada da rua. Atualmente, a planta pega o sol ardente das 10:00 até o sol se pôr.
A pitaia possui sépalas externas amarelo-esverdeados, sépalas internas brancas e miolo amarelo-gema parecendo fios de ovos finíssimos onde contém néctar.
Flor grande com aproximadamente 20 cm de largura.
A flor surgiu por cima do meu muro de casa atraindo a vizinhança.
Na foto abaixo, dentro da flor, veja...um flagrante do inseto polinizador: abelha arapuá ou irapuã que montou uma colônia dentro do poste de ferro que serve para suportar o varão-bengala onde passa fio de telefonia da minha residência.
Imagine!! uma colônia de abelhinhas pretas dentro de um poste de ferro!!
Inusitado, não?! Mas a natureza é assim!
Moradia das abelhas pretas irapuã
A convivência com as abelhas tem sido pacífica, nunca nos incomodaram e cerca de 3 anos tem sido nossas hóspedes. São abelhas consideradas sociais, não são venenosas e não possuem ferrão.
Vizinhos vieram ver a flor pois esta é exótica, exibida, colorida, grande e chamativa. Algumas pessoas pediram-nos mudinhas. Quando for o momento, compartilharemos algumas porém com limites para preservar melhor a planta que por natureza é perene.
O mês de Fevereiro findou assim como a flor porém desde o início de Março está formando a fruta que cresce formando escamas púrpuras de pontas esverdeadas.
Como estava pendendo para o lado calçada, arrumamos para o lado interno do muro onde ninguém mais de fora percebe a fruta se desenvolver.
Não sabemos qual o momento de retirar o fruto; apenas aguardamos observando todos os dias.
Enquanto isso...me informo mais sobre a fruta.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Olá Fatinha, que linda!
ResponderExcluirEu já tinha visto essa planta e não sabia que era ptaia!
Uma vez vi essa flor em ilhabela e realmente durou somente uma noite.
Que capricho da natureza...
Suas fotos ficaram lindas!
Ótimo final de semana
Bjs
Não imaginava que a for da pitaia fosse tão linda, exuberante, exótica. Linda planta e a fruta é mais gostosa ainda.
ResponderExcluirSe você dispor de mudas eu quero uma, será que me manda por correio??
Lindo e abençoado final de semana.
Bjs
Tânia Camargo
Oi Fatinha,
ResponderExcluirdesculpa o incomodo de pedir para dispor de mudas. Moro aqui em Campinas, mas não tenho previsão de ir para SP e sei o quanto os Correios é burocrático. Desculpa a indelicadeza amiga. Quem sabe um dia nos encontramos por SP, um dia da certo.
E lindo final de domingo.
Bjs
Tânia Camargo
Que linda planta, não conheço, nem a fruta, só no Brasil se encontram essas maravilhas,
ResponderExcluirbeijo Fatinha e boa semana
Mira
ExcluirA pitaya é uma fruta nativa do México e que se adaptou muito bem no nosso clima tropical. A fruta é vendida a preços caríssimos nos mercados e nas feiras livres então ter um pé dessa fruta é algo que considero de muita valia. Quanto ao sabor....hummm...é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Fruta grande e que satisfaz 2 pessoas. Depois mostrarei a fruta aberta para ti. Não sei se a que temos é de polpa branca ou se é a da vermelha considerada mais rara e...mais cara nos mercados.
Bjs
ai que delicia pitaia! eu amo! e nao sabia que fazia tão bem! pena que onde moro é bem dificil de achar!
ResponderExcluirbeijos amada!
Juliane
ResponderExcluirPois é..nem eu sabia que fazia tão bem! agora que vou cultivá-la com mais cuidados.
bjs
Oi Fatinha,
ResponderExcluirEssa fruta é uma delícia, eu tenho um exemplar dessa planta, mas ela nunca deu frutos... :( Imagino que deva ser pelo fato de estar limitada em um vaso.
Amei estar aqui no seu cantinho e resolvi estacionar para sempre ficar informada dos acontecimentos.
Beijinhos, fique com Deus.
Flor espetacular. Muito linda!!!
ResponderExcluirAcredita que nunca comi Pitaya? Vou corrigir esse erro rss
Beijos
Thaís Xavier