A alguns anos ganhei de um amigo, uma pequena muda de pitaia (= pitaya) ou fruta-dragão. A cactácea epífita pegou fácil, sem nenhum cuidado com adubação.
Deixei-a, provisóriamente, encostada abaixo da janela de um dos quartos, junto a parede, na lateral da casa onde bate o sol nascente e a planta se agarrou firme nas paredes soltando raízes que se ramificavam.
Antes que crescesse demais, alastrando-se onde não queríamos, retiramos e trocamos de lugar colocando-a rente ao muro (pelo lado de dentro) onde fica nosso jardim defronte a casa. Deixamos a planta na base do muro e lá ela escolheria livremente para onde ir. No início, a cactácea ficou em lugar sombreado pelas folhagens das plantas arbustivas e crescia lentamente.
Depois que se agarrou firme na parede, cresceu muito, subiu, ramificou raízes, soltou mudas sempre escolhendo locais mais ensolarados. Uma parte pendeu para fora do muro indo para o lado calçada da rua. Atualmente, a planta pega o sol ardente das 10:00 até o sol se pôr.
Tornou-se planta vigorosa, cheia de si, fixada por conta própria onde desejou
Em fevereiro, surgiu a 1ª e única flor, durante a noite, por isso também é chamada de Flor da Lua ficando aberta por aproximadamente 2 noites. Quando a flor é totalmente branca chamam-na de Dama da Noite mas nesse caso não é fruta, não é pitaia.
A pitaia possui sépalas externas amarelo-esverdeados, sépalas internas brancas e miolo amarelo-gema parecendo fios de ovos finíssimos onde contém néctar.
Flor grande com aproximadamente 20 cm de largura.
A flor surgiu por cima do meu muro de casa atraindo a vizinhança.
Na foto abaixo, dentro da flor, veja...um flagrante do inseto polinizador: abelha arapuá ou irapuã que montou uma colônia dentro do poste de ferro que serve para suportar o varão-bengala onde passa fio de telefonia da minha residência.
Imagine!! uma colônia de abelhinhas pretas dentro de um poste de ferro!!
Inusitado, não?! Mas a natureza é assim!
Moradia das abelhas pretas irapuã
A convivência com as abelhas tem sido pacífica, nunca nos incomodaram e cerca de 3 anos tem sido nossas hóspedes. São abelhas consideradas sociais, não são venenosas e não possuem ferrão.
Vizinhos vieram ver a flor pois esta é exótica, exibida, colorida, grande e chamativa. Algumas pessoas pediram-nos mudinhas. Quando for o momento, compartilharemos algumas porém com limites para preservar melhor a planta que por natureza é perene.
O mês de Fevereiro findou assim como a flor porém desde o início de Março está formando a fruta que cresce formando escamas púrpuras de pontas esverdeadas.
Como estava pendendo para o lado calçada, arrumamos para o lado interno do muro onde ninguém mais de fora percebe a fruta se desenvolver.
Não sabemos qual o momento de retirar o fruto; apenas aguardamos observando todos os dias.
Enquanto isso...me informo mais sobre a fruta.
Veja, quantos benefícios!!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *