Foram diversas tentativas frustradas, deixava de lado, dava um tempo, retornava e assim foi até conseguir. Eu acho que consegui, pelo menos fiquei satisfeita como ficou a minha bainha estreita ou também chamada bainha lenço.
O segredo? praticar, praticar, praticar!
As bainhas estreitas que costumamos ver em vestidos de festas, blusas, lenços, saias, etc, são comuns em tecidos leves e delicados tais como seda, crepe, musseline, cetim, chiffon, voil mas também em algodão leve, cambraia, etc.
Não é usado no acabamento de decotes e cavas pois cria ondulados disformes.
Fiz um PAP com o intuito de deixar anotado, como num caderninho, para mim mesma como fiz, como consegui usar o embainhador com sucesso.
Porém compartilho minhas anotações com vocês. Quem sabe, poderá servir para alguém, apesar que existem muitos paps sobre esse assunto.
Utilizei:
- Máquina doméstica Singer
- Tecido: Cetim de poliéster
- Calcador: Embainhador 4mm
- Agulha 11 (ponta seta)
- Linha 100% poliéster 120 TEX28
- Pinça comum
- Ponto Reto: Tension=0 / Width=0 / Length=3
- Ponto Zig-Zag: Tension=0 / Width=3,5 / Lenght=2
No início, faça uma bainha dupla e estreita vincada com os dedos.
Na máquina, coloque o início da dobra sob o calcador e, em seguida, abaixe a agulha no tecido, ancore aprox.1cm
OBS.: Fiz 3 pontos (sem retrocesso*), girando o volante da máquina com a mão. Essa ancoragem ajuda a manter firme o tecido sob o calcador. De outra maneira, deslizaria para fora e seria complicado colocar o tecido dentro do enrolador.
* Não dei retrocesso no início mas poderia ter feito
Com a ajuda da pinça, encaixe a bainha dentro do enrolador do calcador. Esta parte foi trabalhosa!
Sempre com a agulha abaixada, levante o tecido com a pinça e desloque um pouco, para o lado esquerdo, mantendo-o dobrado duplamente. Encaixe dentro do enrolador.
Devagar, sem pressa alguma, costure o restante da bainha agora só com a ajuda dos dedos que passarão a orientar o tecido através do enrolador do calcador.
Veja!! a bainha na parte de trás já está tomando forma enquanto o enrolador é "alimentado" na frente.
Atenção à largura da bainha, procure manter a mesma em toda a extensão.
Por isso, costure sem pressa, a etapa é lenta, com diversas paradas para ajeitar o tecido dentro do enrolador.
Voilá! Eis a bainha feita no capricho. Levou menos tempo do que levaria sem o calcador apropriado, quer dizer, dobrar 2x, alinhavar, vincar a ferro para depois costurar.
| Lado direito e avesso em ponto reto |
Se o tecido desfia com muita facilidade, faça a bainha no ponto Zig-Zag ao invés de ponto reto. A abertura no calcador - seta laranja - permite que a agulha se movimente em zig-zag sem o perigo de quebrar.
| Lado direito e avesso em ponto zig-zag |
Nas lojas que vendem esse tipo de calcador há 3 opções: 3mm, 4mm e 6mm.
Qual deles usar?
Depende do tecido...quanto mais fino, mais estreita a bainha
Para saber qual é o nº do embainhador, vire a peça para o verso. Verifique o nº impresso numa parte do vão. O meu está ilegível! parece um quase "4" ou será um risco oblíquo? é tão pequeno, apagado. Se é nº deveriam melhorar tal marcação!!
Na dúvida, meça o vão com a fita métrica, ainda pelo lado verso da peça.
Pratique com paciência, repetindo quantas vezes forem necessárias, até pegar o jeito. Quanto mais fizer, mais fácil se torna.
Vai com fé que você consegue; no final dá tudo certo.
![]() |
| Imagem: http://pt.depositphotos.com/ |










