18 junho 2014

Aventura no Brás


No mês passado, meu marido preparou uma surpresa. Ele adora fazer isso comigo!! 

Tínhamos ido ao Correio e ao invés de voltarmos para casa , ele pegou caminho inverso e sem revelar para onde estávamos indo, fazia mistério só para se divertir com minha curiosidade.


Fomos a caminho da Marginal Tietê, passando por Pari até chegar no Brás em pleno dia de semana. Eu já conhecia o bairro, mas era sómente de passagem sem sair do carro. A tempos queria ir para comprar algumas malhas mas era eu quem adiava.


Mas gente, aquilo é uma loucura!! Eu não sabia para onde ir, queria estar em todas as lojas, ao mesmo tempo de um lado da rua e do outro lado também. Tantas coisas para serem vistas e não podia perder tempo! Eu era como uma criança na loja de brinquedos!!


É uma pena que eu estava sem câmera para registrar o momento então as imagens das ruas que coloquei a seguir foram retiradas do Google Maps e são por onde andei por horas.




Rua Mendes Júnior 
Foi onde começamos nossa aventura

Embora conhecesse a região brevemente de passagem, nada como caminhar por ela e observar melhor o que é o local.

Fiquei impressionada, à 1ª vista, com as lojas que mal se podia entrar devido a tantas malhas ocupando desde a entrada até o fundo da loja. 


Não é crítica, pelo amor de Deus!! reconheço que é uma forma de vender em espaços físicos tão pequenos mas vi tecidos no chão empilhados em quase 2m de altura. Tecidos misturados dentro de caixas grandes ou em sacos transparentes ou pretos.



Mas a impressão de bagunça foi só até me acostumar com essa nova forma de ver tecidos à venda. De tanto ver essa paisagem se repetir, acabei me acostumando e deixando de estranhar o que via.

Algumas lojas colocam carrinhos cheios de tecidos com metragens que dá para fazer vestidos!! eu disse vestidos - no plural - e a preços módicos, vendidos por quilo.

É um lugar sem igual, recomendo visitar e fazer as suas compras. Já estou com vontade de voltar.

Tem muito tecido bom, preços excelentes, dá para comprar muiiiiito e economizar ao mesmo tempo pois o dinheiro rende.


Quanto a possível sujeira no tecido que ficou no chão, nada tão complicado que não se resolva com a simples mistura de água, alvejante sem cloro e um bom sabão em pó ou líquido.



Olhando na foto acima, no lado esquerdo acho que é onde tem esse pequeno toldo azul mais forte é de uma loja pequeniníssima (deve ter menos de 2m de frente), fui super bem atendida por uma moça que conhece bem os tecidos e teve paciência em explicar-me os vários tipos e quais as finalidades, foi extremamente atenciosa.

Comprei com ela um retalho de malha com elastano (2m x 1,50m) para fazer calcinhas e ainda me deu um desconto que nem precisava. O valor era R$ 6,50 mas ela deixou por R$ 6,00.  

O tecido é este:



Ainda nessa rua, no nº 61, tem uma lojinha também pequena com caixotes na frente e vários tecidos por cima. Na verdade a loja é o hall de entrada do prédio ou seja um pequeno corredor estreito que tem uma escada ao fundo que é usada apenas pelo vendedor. 

Ele estava vendendo malhas, moletons e rendas. Não resisti e comprei uma renda branca com elastano que babei assim que vi. Ele pesou a peça que mede 2m x 1m e paguei R$ 6,00. As peças são todas sobras de confecção mas são pedações que chamam de retalhos! Eu queria pedaços menores e tive que revirar os tecidos até encontrar no tamanho desejado.

A renda branca que comprei foi esta:



Numa outra loja, desta vez, na Rua Prof.Pinto Pereira, nº 3 (travessa da Rua Almirante Barroso) comprei o forro 100% de algodão penteado com gr.140/150. 

Essa loja vende sobras de malharia de Santa Catarina, acho que ele falou que eram da SulFabril ou da Malwee, não recordo muito bem. Ele garantiu que são malhas com fio penteado, produtos de qualidade. 

Comprei uma peça tubular, malha branca 100% algodão penteado, medindo aprox. 2m x 0,80 de altura que será o fundilho das calcinhas. Ele pesou a peça e paguei em torno de R$ 3,60 ou R$ 3,80. 

O produto é este:
(na foto não parece mas juro que é branquinho e bem macio) 


Ah!! antes que me perguntem o que farei com a renda branca...
oras...farei calcinhas!! 
Serei a mulher mais "calcinholada" que existe!! (risos)


Rua Joli
Continua a seqüência de lojas muito interessantes


Muitas malhas, tecidos planos e aviamentos. 

Na rua há um misto de surpresas. Há lojas muito bem arrumadas, a maioria com tecidos em rolos em pé inclusive ocupando um pouquinho as calçadas, mas nada que perturbasse a passagem dos pedestres. Para um dia de semana, achei o movimento bem tranqüilo.


Na imagem abaixo, a loja de fachada superior de madeira é a Chópp Textil.
Foi onde comprei moletinhos flanelados para fazer pijamas, muito fofinhos e macios. Paguei R$ 40,11 no total. 

Pelas metragens dá para fazer 2 blusas mangas longas (no moletinho estampado) e uma calça (no moletinho liso).  



Não é propaganda, mas assim como as outras lojas também recomendo essa, o atendimento é bom mas se estiver movimentada é preciso pegar senha no balcão e aguardar chamada. 

Estes são os moletinhos flanelados comprados na Chópp Têxtil:




Por causa da época do ano (Outono) eles estavam com muitos moletons, flanelas e moletinhos excelentes, macios, grossinhos, agradáveis ao toque. Eles tem uma outra loja na região que é maior, descobri depois e fica na Rua Dr.Carlos Botelho, 141 onde também tem muitas lojas de aviamentos. 



Rua Almirante Barroso
Não é uma feliz tentação?? ver tantas lojas de tecidos juntas?


E mais tecidos no chão mas esta pilha até que está discreta. Se o dono da loja não perceber, será um bom convite para algum cachorro da rua se deitar aí!! 


A região toda do Brás, no entorno da R.Joli vende tecidos de malha lisos ou com estampas, listrados ou xadrez. Malhas com ou sem elastano, rendas lindas em muitas cores inclusive neon. Viscolycras estampadas uma mais bonita que a outra, liganetes, helancas, moletons, moletinhos, flanelas. Inúmeras pontas de estoque, saldos de confecções para todos os gostos. 


E dentre tantas lojas de tecidos, não poderia faltar as que vendem elásticos, zíperes, botões, linhas, fios, fitas viés, fitas rendadas, velcros e etc.
São várias lojas de aviamentos.  


Em uma delas comprei esses 2 rolos de elástico bico de pato (50m cada rolo mas depois percebi que há lojas que vendem na metragem que você quiser levar) e um rolo de linha poliéster 120 (1.828m) mas esqueci de pegar o cartão de visita da loja mas tenho certeza que foi na R.Carlos Botelho. 






************************************************************************


Para quem não sabe:

O bairro do Brás é um dos mais antigos de São Paulo (SP). 

No séc.XIX era uma região de chácaras produtoras de vinhos, licores e cervejas.
A partir do ínicio do séc.XX tornou-se um dos bairros reduto da comunidade italiana, grega e armênios. 
Com o tempo, acolheu os nordestinos, coreanos e bolivianos. A região cresceu muito, rápido e desordenadamente. Hoje o Brás é conhecido como um dos principais centros de comércio de confecções principalmente de jeans.

16 junho 2014

Bermuda masculina pronta

Eu que sou mãe não empresto somente o coração aos meus filhos mas também minhas coisas como, por exemplo, a máquina fotográfica que fiquei sem a um tempão porque um dos filhos pediu emprestado. Por isso não pude fotografar antes a bermuda assim que ficou pronta.

Pois é, amigas, a bermuda do maridão está pronta e já estreou pelo mundo afora.
Ficou linda e eu me recusei a fotografar do celular pois não acho boa a imagem.

Ele gostou tanto da bermuda que já a usou 3 vezes e agora precisa ser lavada, né? mas não poderia sem antes fotografar. Pedi de volta a máquina e ei-la de volta para minhas mãos ansiosas!!!

E agora apresento o resultado final, conforme prometi.
Só faltou colocar o cinto que na hora das fotos não encontramos mas tudo bem...
foi assim mesmo.

bermuda de sarja

Bolsos-faca nas laterais que são fundos para que não se perca nada do que guardar neles. Ficou do jeito que ele gosta e pediu para eu fazer.  


bermuda de sarja

Coloquei mais dois bolsos igualmente de bom tamanho na parte traseira da bermuda. Pespontados e com biquinhos charmosos.

bermuda de sarja

Aqui ele não pôs a mão até o fundo do bolso senão ela sumiria lá dentro 
então foi só para mostrar a abertura dos bolsos frontais 


 
Detalhe do cós e uma parte do bolso


Prontinho...eu gostei, ele gostou, nós gostamos...:-D
Para uma 1ª vez que faço bermuda masculina, ficou bom não acharam?

A última vez que a usou foi no domingo; 
 logo pela manhã, pegamos nossas bicicletas e fomos pedalar no Bosque Maia - um grande parque municipal perto de nossa casa. O dia esteve ensolarado, céu azul claro e ele de bermuda azul-marinho desfilando orgulhoso pelas ruas. 
Até eu fiquei toda, toda!! (rsrsr)

No momento, estou finalizando um trabalho de crochê para mim. 
Depois mostro aqui...


Deixo uma linda mensagem para vocês e tenham ótima semana



25 março 2014

Rascunho de Bermuda Masculina


Desafio de hoje... modelagem de bermuda masculina
(dia produtivo , boicotei a TV rsrsrs )


Pelo menos não foi difícil modelar esta peça. Fiz rápidinho, demorei para entender a parte de colocação dos bolsos frontais pois não pareciam bolsos, mas depois, conforme ia montando, entendi um pouco, porém ainda não foi desta vez que fiquei expert. :-D

As fotos abaixo não estão nada boas mas dá para ver que já estou trabalhando no tecido sarja azul que maridão escolheu para eu fazer uma bermuda para ele.

Sarja de algodão grossinho e estou gostando muito de trabalhar com o tecido. A sarja é ótima para costurar por ser firme e não escorregar sob a agulha. 


Moldes sobre o tecido
  


FRENTE e COSTAS cortadas e com as margens necessárias para costura

 
  
Corte de um dos bolsos frontais

 

Avesso da bermuda:

Laterais alinhavadas, bolsos costurados, marcação de onde será o zíper.




Direito da bermuda:

Detalhe do bolso faca. Marcação do alinhavo que será retirado depois.


O maridão olhou e antes que ele falasse, percebi pelo olhar dele, que gostou do que chamo de "rascunho" de bermuda. 

Ainda não deu para fazer a prova afinal está com muitos alfinetes.
Quando estiver prontinha, mostrarei para vocês verem como ficou nele.

Aguardeeem!!! nos próximos capítulos ...

21 março 2014

Costura produtiva

Gente!! É coisa séria o que acontece comigo!! 
Meus dias passam e o tempo de costura tem sido muito curto.


Além das tarefas diárias de casa, do trabalho profissional que exerço alguns dias/semana e conciliar aulas de modelagem 2x mês, quando sobram algumas horas para costurar em casa, percebo que o dia passou e não fiz NADA de produtivo na minha máquina de costura ou pouca coisa desenvolvi!! 


                                                 A sensação é frustrante! 



Eu sei que não sou uma costureira perfeita, que me distraio por coisas acontecendo ao mesmo tempo e fico "pulando" de uma tarefa a outra.

 

Tenho projetos iniciados mas sem conclusão e isso tem me causado aborrecimento.



Então, pensei em anotar o que me atrapalha e o que me ajuda a ter mais produtividade e decidi partilhar com vocês algumas conclusões.
 


Preciso URGENTE administrar melhor o meu tempo. Então, fiz uma pequena lista dos pontos principais que tiram o foco na hora de costurar e também o que ajuda a manter o foco. 

  



O que me tira a atenção:


TELEVISÃO
Fácilmente me distraio com ela, minha atenção é fortemente "vampirizada" pelas imagens. Já me percebi costurando apenas enquanto passam os intervalos comerciais, páro para ver alguma apresentação ou entrevista. Encontrei-me fazendo erros bobos só porque a TV deteve mais a minha atenção. 

O que fazer? Desligar a TV enquanto costuro.



COMPUTADOR
Um grande "chupador" de tempo. Toda vez que passo pelo PC, páro e penso:

" ... deve ter email",  "...  só verei se tem comentário, é rápidinho" , "... tem novidade em tal blog!! deve ter alguma idéia bonita!!" 

e por aí vai e o tempo passando, sendo "engolido". 

O que fazer? Desligar o computador enquanto costuro.





O que me ajuda a ter atenção:

MÚSICA:
Ouvir música agradável enquanto costuro, tanto faz se é instrumental ou algo mais divertido desde que eu possa "flutuar" pela música ao costurar. Apenas preciso ter certeza de que há músicas suficientes para durar o tempo necessário sem precisar me levantar da cadeira para mudar a cada 2ª ou 3ª faixa. Deixar pré-programada uma boa seleção diversificada que faça loops.  

  

MATERIAIS EM ORDEM:
Ter todo o necessário, à mão, para o que pretendo costurar. Não esquecer pequenos detalhes tais como marcadores, descosturador, alfineteiro, bobinas, fita métrica, botões,etc. É péssimo costurar e perceber que falta linha para terminar aquele projetinho!! 
Argh! Ninguém merece! 




LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO:
Seja lá o que eu faça, não consigo trabalhar com bagunça em volta de mim, o local tem que estar arrumado, ajeitado, limpo e organizado senão criatividade e concentração não acontece. 
É essencial deixar o ferro próximo a tomada, a mesa de passar roupa ajeitada, a luz artificial, se usar, sem piscadelas ou tremeliques, etc. 






Bom, agora que listei alguns itens para mim mesma, sobre o que me ajuda a ser mais produtiva, a encontrar melhores maneiras de trabalhar sem (muitas) distrações, gostaria de saber de VOCÊ, quais são as suas dicas que te ajudam a administrar melhor o seu tempo, o que funciona melhor, o que te incomoda na hora de costurar.



  Tenho certeza que há mais sugestões para conseguir administrar melhor o tempo. 

Deixe seu comentário. 

      Quero aprender novas maneiras 
                         com você.




19 março 2014

Bolo Saudável


bolo sem farinha

 A receita ganhei de uma amiga e já fiz este bolo tantas vezes que tenho a receita memorizada. É delicioso acompanhado com café feito na hora. 

Já dei a receita para diversas amigas, vizinhas, familiares e agora é para você...
... que gosta de bolo saudável, riquíssimo em fibras, de baixa caloria, é LIGHT e DIET.
Em especial para você que pediu... querida amiga Rosa do blog A Rosa na Janela.

(Depois passem no blog da Rosa para ver os projetos maravilhosos que ela inventa mas, por hora, fique aqui, pois ainda não terminei a postagem  hehehe  me acompanhe, por favor) 

Não leva leite, nem açúcar, tampouco farinha. 
Se desejar, adicione um pouco de canela em pó. 

Como sobrou uma banana, cortei-a em rodelas finas e as mergulhei na massa. 
Depois do bolo assado, ficaram derretidas ....hummmm!!! delícia!!
O cheirinho do bolo assado, por causa da canela em pó, perfumou a casa toda.

E agora os ingredientes que são poucos.
Não precisa usar batedeira, use apenas o liquidificador. 
É rápido de fazer, em menos de 40 minutinhos e está pronto!!


 Faça e depois me diga o que achou.

bolo sem farinha sem açucar

DICAS: 

  • Use as bananas nanicas bem pintadinhas pois assim dão mais sabor ao bolo ficando mais doce. Eu uso 6 bananas ao invés de 5 como orienta a receita.
  • Faça o bolo mesmo se não tiver as nozes ou amêndoas picadas. O bolo fica bom sem elas porém melhor com elas.
  • Forma de bolo inglês ou com furo no meio
  • Embora a receita não enfarinhe a forma após untada, costumo enfarinhar com farinha de aveia.
  • Ao fazer qualquer receita de bolo DIET, coloque o bolo com o forno pré-aquecido. Não abaixe o seletor de temperatura com o bolo já assando senão ficará solado. Por exemplo, você pode usar uma gradação menor e depois mudar para o maior, mas não o contrário.
  • Bolos DIET se faz somente com adoçantes para Forno & Fogão. Ao adicioná-los na massa, bata por um bom tempo (aprox.3 a 5 min) com a batedeira pois desta forma ajudará o bolo a crescer mais.  
  • IMPORTANTE: Aveia não tem glúten. 

28 fevereiro 2014

Camisa simples e linda

Estava precisando de camisa e fiz esta para mim. 
Fiz a modelagem em papel pardo, depois cortei e costurei e modéstia à parte, ficou linda!! Perfeita!! 

Que satisfação se sente quando termina bem um projeto, fica bonito e veste bem. 
Dá aquela vontade de sair por aí estreando e ainda bem que oportunidades não faltarão. 

camisa de algodão


camisa feminina de algodão


camisa feminina de algodão

Sou resistente a aparecer em fotos na Internet mas maridão insistiu tanto em me fotografar com a camisa que eis-me aqui: 


 

A camisa tem pence no busto e na cintura.


e pences nas costas
(ishi...a ansiedade foi tanta que nem passei a ferro antes de fotografar...)


e aqui estou sentadinha, comportada como boa menina
com minha nova camisa (rsrsr)


O maridão é o meu maior incentivador às costuras e ele curte tanto quanto eu ir em lojas de tecidos. Toda vez que vamos no bairro de Santana (em SP), sempre passamos na loja de tecidos Cinerama ou se estamos passando por Perdizes, vamos na Center FabrilSão duas lojas que recomendo quanto a variedade de tecidos e tem preços para tudo quanto é bolso!!.


A loja Cinerama já conhecia desde o início dos anos 90.  Naquela época havia mais variedade, eram tecidos de tudo quanto era tipo desde os sofisticados até os simples, tinha de tudo!! Atualmente continua sendo ótima opção, uma das melhores que eu conheço mas como já vi a loja em tempos melhores não tem como deixar de comparar.

Agora, estou com um outro e novo desafio.
Compramos um corte de sarja azul marinho que meu esposo escolheu na loja de Santana e encomendou-me uma bermuda para ele, até detalhou como quer, ainda bem que é simples e agora farei a modelagem, talvez faça um piloto em morim e ver no que vai dar. 

Prometo que mostrarei o resultado final para vocês e desta vez 
será ele o fotografado da vez...hehehe


***********************************************************
CINERAMA -----------> http://www.cinerama.com.br   
CENTER FABRIL------> http://www.centerfabril.com.br
***********************************************************

21 janeiro 2014

Abrindo o blog após férias


2014 chegou!!

E prosseguindo nossa jornada por este lindo planeta.

Estou voltando das merecidas férias e agradecida a Deus por mais um ano de oportunidades e aprendizagens.

Que sempre façamos o Bem que pudermos para nós, para as outras pessoas e para o planeta Terra.

Agradeço a Deus por TUDO e iniciando este ano compartilho um pequeno trecho da "Oração para os novos tempos" da escritora Martha Medeiros.




"... 


Que o mar esteja sempre azul, que o céu seja farto de estrelas, 
que o vinho nunca seja proibido, 
que o amor seja respeitado em todas as suas formas, 
que nossos sentimentos não sejam em vão, 
que saibamos apreciar o belo, 
que percebamos o ridículo das ideias estanques e inflexíveis, 
que leiamos muitos livros, que escutemos muita música, 
que amemos de corpo e alma, 
que sejamos mais práticos do que teóricos, mais fáceis do que difíceis, 
mais saudáveis do que neurastênicos, 
e que não tenhamos tanto medo da palavra felicidade, que designa apenas o conforto de estar onde se está, de ser o que se é 
e de não ter medo, já que o medo infecciona a mente.

Que nosso Deus, seja qual for, não nos condene, não nos exija penitências, 
seja um amigo para todas as horas, sem subtrair nossa inteligência, prazer e entrega às emoções que nos fazem sentir plenos.

A vida é um presente, e desfrutá-la com leveza, inteligência e tolerância é a melhor forma de agradecer – aliás, a única."



Se você desejar conhecer, por completo, esta linda oração

é só clicar aqui.

29 novembro 2013

BURDA repetida, quem quer? (JÁ FOI VENDIDA!!)


Ontem, meu marido foi no hipermercado e quando voltou trouxe esta revista Burda pois ele sabe que A-D-O-R-O as modelagens perfeitas que, na minha opinião, só a Burda tem
 além das dicas úteis e a seção de "Aulas de Costura para Iniciantes" que sempre vem em toda edição e são ótimos PAPs!

Fiquei super contente só pela demonstração de carinho e apoio dele mas...
... eu já tenho essa edição que é de março/2013. 

Lógico que ele não sabia e para garantir a edição...comprou.


Portanto, estou disponibilizando para quem queira comprá-la no mesmo valor que ele pagou: 
R$ 9,90
 + envio de correio (pode ser PAC ou Sedex).


Idioma em português e se você se interessou, informe seu CEP*.
* Pode ficar tranquila que não liberarei os comentários que contiverem o CEP, manterei de forma 100% sigilosa e responderei da mesma forma, ou seja, particularmente através de email então deixe seu email também. 

E por dentro da revista tem:

Modelagens de vestidos, blazers, blusas, calças, camisas, roupas de festa, plus size 


Modelagens infantis










Folhas de moldes intactas


E aula de costura para iniciantes


com ilustrações bem detalhadas do passo-a-passo:


Recado dado...as interessadas nessa edição entrem em contato comigo.

E para quem quer conhecer o que é essa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A revista
clique no nome abaixo e você será direcionada a conhecer (sem compromisso)
o site da revista: 

BURDA 


Beijos e ótimo fim de semana.

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...