Tínhamos ido ao Correio e ao invés de voltarmos para casa , ele pegou caminho inverso e sem revelar para onde estávamos indo, fazia mistério só para se divertir com minha curiosidade.
Fomos a caminho da Marginal Tietê, passando por Pari até chegar no Brás em pleno dia de semana. Eu já conhecia o bairro, mas era sómente de passagem sem sair do carro. A tempos queria ir para comprar algumas malhas mas era eu quem adiava.
Mas gente, aquilo é uma loucura!! Eu não sabia para onde ir, queria estar em todas as lojas, ao mesmo tempo de um lado da rua e do outro lado também. Tantas coisas para serem vistas e não podia perder tempo! Eu era como uma criança na loja de brinquedos!!
É uma pena que eu estava sem câmera para registrar o momento então as imagens das ruas que coloquei a seguir foram retiradas do Google Maps e são por onde andei por horas.
Rua Mendes Júnior
Foi onde começamos nossa aventura
Foi onde começamos nossa aventura
Embora conhecesse a região brevemente de passagem, nada como caminhar por ela e observar melhor o que é o local.
Fiquei impressionada, à 1ª vista, com as lojas que mal se podia entrar devido a tantas malhas ocupando desde a entrada até o fundo da loja.
Não é crítica, pelo amor de Deus!! reconheço que é uma forma de vender em espaços físicos tão pequenos mas vi tecidos no chão empilhados em quase 2m de altura. Tecidos misturados dentro de caixas grandes ou em sacos transparentes ou pretos.
Mas a impressão de bagunça foi só até me acostumar com essa nova forma de ver tecidos à venda. De tanto ver essa paisagem se repetir, acabei me acostumando e deixando de estranhar o que via.
Algumas lojas colocam carrinhos cheios de tecidos com metragens que dá para fazer vestidos!! eu disse vestidos - no plural - e a preços módicos, vendidos por quilo.
É um lugar sem igual, recomendo visitar e fazer as suas compras. Já estou com vontade de voltar.
Tem muito tecido bom, preços excelentes, dá para comprar muiiiiito e economizar ao mesmo tempo pois o dinheiro rende.
Quanto a possível sujeira no tecido que ficou no chão, nada tão complicado que não se resolva com a simples mistura de água, alvejante sem cloro e um bom sabão em pó ou líquido.
Olhando na foto acima, no lado esquerdo acho que é onde tem esse pequeno toldo azul mais forte é de uma loja pequeniníssima (deve ter menos de 2m de frente), fui super bem atendida por uma moça que conhece bem os tecidos e teve paciência em explicar-me os vários tipos e quais as finalidades, foi extremamente atenciosa.
Comprei com ela um retalho de malha com elastano (2m x 1,50m) para fazer calcinhas e ainda me deu um desconto que nem precisava. O valor era R$ 6,50 mas ela deixou por R$ 6,00.
O tecido é este:
Ainda nessa rua, no nº 61, tem uma lojinha também pequena com caixotes na frente e vários tecidos por cima. Na verdade a loja é o hall de entrada do prédio ou seja um pequeno corredor estreito que tem uma escada ao fundo que é usada apenas pelo vendedor.
Ele estava vendendo malhas, moletons e rendas. Não resisti e comprei uma renda branca com elastano que babei assim que vi. Ele pesou a peça que mede 2m x 1m e paguei R$ 6,00. As peças são todas sobras de confecção mas são pedações que chamam de retalhos! Eu queria pedaços menores e tive que revirar os tecidos até encontrar no tamanho desejado.
A renda branca que comprei foi esta:
Numa outra loja, desta vez, na Rua Prof.Pinto Pereira, nº 3 (travessa da Rua Almirante Barroso) comprei o forro 100% de algodão penteado com gr.140/150.
Essa loja vende sobras de malharia de Santa Catarina, acho que ele falou que eram da SulFabril ou da Malwee, não recordo muito bem. Ele garantiu que são malhas com fio penteado, produtos de qualidade.
Comprei uma peça tubular, malha branca 100% algodão penteado, medindo aprox. 2m x 0,80 de altura que será o fundilho das calcinhas. Ele pesou a peça e paguei em torno de R$ 3,60 ou R$ 3,80.
O produto é este:
(na foto não parece mas juro que é branquinho e bem macio)
Ah!! antes que me perguntem o que farei com a renda branca...
oras...farei calcinhas!!
Serei a mulher mais "calcinholada" que existe!! (risos)
Continua a seqüência de lojas muito interessantes
Muitas malhas, tecidos planos e aviamentos.
Na rua há um misto de surpresas. Há lojas muito bem arrumadas, a maioria com tecidos em rolos em pé inclusive ocupando um pouquinho as calçadas, mas nada que perturbasse a passagem dos pedestres. Para um dia de semana, achei o movimento bem tranqüilo.
Na imagem abaixo, a loja de fachada superior de madeira é a Chópp Textil.
Foi onde comprei moletinhos flanelados para fazer pijamas, muito fofinhos e macios. Paguei R$ 40,11 no total.
Pelas metragens dá para fazer 2 blusas mangas longas (no moletinho estampado) e uma calça (no moletinho liso).
Não é propaganda, mas assim como as outras lojas também recomendo essa, o atendimento é bom mas se estiver movimentada é preciso pegar senha no balcão e aguardar chamada.
Por causa da época do ano (Outono) eles estavam com muitos moletons, flanelas e moletinhos excelentes, macios, grossinhos, agradáveis ao toque. Eles tem uma outra loja na região que é maior, descobri depois e fica na Rua Dr.Carlos Botelho, 141 onde também tem muitas lojas de aviamentos.
Rua Almirante Barroso
Não é uma feliz tentação?? ver tantas lojas de tecidos juntas?
E mais tecidos no chão mas esta pilha até que está discreta. Se o dono da loja não perceber, será um bom convite para algum cachorro da rua se deitar aí!!
A região toda do Brás, no entorno da R.Joli vende tecidos de malha lisos ou com estampas, listrados ou xadrez. Malhas com ou sem elastano, rendas lindas em muitas cores inclusive neon. Viscolycras estampadas uma mais bonita que a outra, liganetes, helancas, moletons, moletinhos, flanelas. Inúmeras pontas de estoque, saldos de confecções para todos os gostos.
E dentre tantas lojas de tecidos, não poderia faltar as que vendem elásticos, zíperes, botões, linhas, fios, fitas viés, fitas rendadas, velcros e etc.
São várias lojas de aviamentos.
Em uma delas comprei esses 2 rolos de elástico bico de pato (50m cada rolo mas depois percebi que há lojas que vendem na metragem que você quiser levar) e um rolo de linha poliéster 120 (1.828m) mas esqueci de pegar o cartão de visita da loja mas tenho certeza que foi na R.Carlos Botelho.
************************************************************************
Para quem não sabe:
O bairro do Brás é um dos mais antigos de São Paulo (SP).
No séc.XIX era uma região de chácaras produtoras de vinhos, licores e cervejas.
A partir do ínicio do séc.XX tornou-se um dos bairros reduto da comunidade italiana, grega e armênios.
Com o tempo, acolheu os nordestinos, coreanos e bolivianos. A região cresceu muito, rápido e desordenadamente. Hoje o Brás é conhecido como um dos principais centros de comércio de confecções principalmente de jeans.

+001.jpg)



+01.jpg)
+03.jpg)
+02.jpg)

+02.jpg)
+01.jpg)







































