16 junho 2014

Bermuda masculina pronta

Eu que sou mãe não empresto somente o coração aos meus filhos mas também minhas coisas como, por exemplo, a máquina fotográfica que fiquei sem a um tempão porque um dos filhos pediu emprestado. Por isso não pude fotografar antes a bermuda assim que ficou pronta.

Pois é, amigas, a bermuda do maridão está pronta e já estreou pelo mundo afora.
Ficou linda e eu me recusei a fotografar do celular pois não acho boa a imagem.

Ele gostou tanto da bermuda que já a usou 3 vezes e agora precisa ser lavada, né? mas não poderia sem antes fotografar. Pedi de volta a máquina e ei-la de volta para minhas mãos ansiosas!!!

E agora apresento o resultado final, conforme prometi.
Só faltou colocar o cinto que na hora das fotos não encontramos mas tudo bem...
foi assim mesmo.

bermuda de sarja

Bolsos-faca nas laterais que são fundos para que não se perca nada do que guardar neles. Ficou do jeito que ele gosta e pediu para eu fazer.  


bermuda de sarja

Coloquei mais dois bolsos igualmente de bom tamanho na parte traseira da bermuda. Pespontados e com biquinhos charmosos.

bermuda de sarja

Aqui ele não pôs a mão até o fundo do bolso senão ela sumiria lá dentro 
então foi só para mostrar a abertura dos bolsos frontais 


 
Detalhe do cós e uma parte do bolso


Prontinho...eu gostei, ele gostou, nós gostamos...:-D
Para uma 1ª vez que faço bermuda masculina, ficou bom não acharam?

A última vez que a usou foi no domingo; 
 logo pela manhã, pegamos nossas bicicletas e fomos pedalar no Bosque Maia - um grande parque municipal perto de nossa casa. O dia esteve ensolarado, céu azul claro e ele de bermuda azul-marinho desfilando orgulhoso pelas ruas. 
Até eu fiquei toda, toda!! (rsrsr)

No momento, estou finalizando um trabalho de crochê para mim. 
Depois mostro aqui...


Deixo uma linda mensagem para vocês e tenham ótima semana



25 março 2014

Rascunho de Bermuda Masculina


Desafio de hoje... modelagem de bermuda masculina
(dia produtivo , boicotei a TV rsrsrs )


Pelo menos não foi difícil modelar esta peça. Fiz rápidinho, demorei para entender a parte de colocação dos bolsos frontais pois não pareciam bolsos, mas depois, conforme ia montando, entendi um pouco, porém ainda não foi desta vez que fiquei expert. :-D

As fotos abaixo não estão nada boas mas dá para ver que já estou trabalhando no tecido sarja azul que maridão escolheu para eu fazer uma bermuda para ele.

Sarja de algodão grossinho e estou gostando muito de trabalhar com o tecido. A sarja é ótima para costurar por ser firme e não escorregar sob a agulha. 


Moldes sobre o tecido
  


FRENTE e COSTAS cortadas e com as margens necessárias para costura

 
  
Corte de um dos bolsos frontais

 

Avesso da bermuda:

Laterais alinhavadas, bolsos costurados, marcação de onde será o zíper.




Direito da bermuda:

Detalhe do bolso faca. Marcação do alinhavo que será retirado depois.


O maridão olhou e antes que ele falasse, percebi pelo olhar dele, que gostou do que chamo de "rascunho" de bermuda. 

Ainda não deu para fazer a prova afinal está com muitos alfinetes.
Quando estiver prontinha, mostrarei para vocês verem como ficou nele.

Aguardeeem!!! nos próximos capítulos ...

21 março 2014

Costura produtiva

Gente!! É coisa séria o que acontece comigo!! 
Meus dias passam e o tempo de costura tem sido muito curto.


Além das tarefas diárias de casa, do trabalho profissional que exerço alguns dias/semana e conciliar aulas de modelagem 2x mês, quando sobram algumas horas para costurar em casa, percebo que o dia passou e não fiz NADA de produtivo na minha máquina de costura ou pouca coisa desenvolvi!! 


                                                 A sensação é frustrante! 



Eu sei que não sou uma costureira perfeita, que me distraio por coisas acontecendo ao mesmo tempo e fico "pulando" de uma tarefa a outra.

 

Tenho projetos iniciados mas sem conclusão e isso tem me causado aborrecimento.



Então, pensei em anotar o que me atrapalha e o que me ajuda a ter mais produtividade e decidi partilhar com vocês algumas conclusões.
 


Preciso URGENTE administrar melhor o meu tempo. Então, fiz uma pequena lista dos pontos principais que tiram o foco na hora de costurar e também o que ajuda a manter o foco. 

  



O que me tira a atenção:


TELEVISÃO
Fácilmente me distraio com ela, minha atenção é fortemente "vampirizada" pelas imagens. Já me percebi costurando apenas enquanto passam os intervalos comerciais, páro para ver alguma apresentação ou entrevista. Encontrei-me fazendo erros bobos só porque a TV deteve mais a minha atenção. 

O que fazer? Desligar a TV enquanto costuro.



COMPUTADOR
Um grande "chupador" de tempo. Toda vez que passo pelo PC, páro e penso:

" ... deve ter email",  "...  só verei se tem comentário, é rápidinho" , "... tem novidade em tal blog!! deve ter alguma idéia bonita!!" 

e por aí vai e o tempo passando, sendo "engolido". 

O que fazer? Desligar o computador enquanto costuro.





O que me ajuda a ter atenção:

MÚSICA:
Ouvir música agradável enquanto costuro, tanto faz se é instrumental ou algo mais divertido desde que eu possa "flutuar" pela música ao costurar. Apenas preciso ter certeza de que há músicas suficientes para durar o tempo necessário sem precisar me levantar da cadeira para mudar a cada 2ª ou 3ª faixa. Deixar pré-programada uma boa seleção diversificada que faça loops.  

  

MATERIAIS EM ORDEM:
Ter todo o necessário, à mão, para o que pretendo costurar. Não esquecer pequenos detalhes tais como marcadores, descosturador, alfineteiro, bobinas, fita métrica, botões,etc. É péssimo costurar e perceber que falta linha para terminar aquele projetinho!! 
Argh! Ninguém merece! 




LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO:
Seja lá o que eu faça, não consigo trabalhar com bagunça em volta de mim, o local tem que estar arrumado, ajeitado, limpo e organizado senão criatividade e concentração não acontece. 
É essencial deixar o ferro próximo a tomada, a mesa de passar roupa ajeitada, a luz artificial, se usar, sem piscadelas ou tremeliques, etc. 






Bom, agora que listei alguns itens para mim mesma, sobre o que me ajuda a ser mais produtiva, a encontrar melhores maneiras de trabalhar sem (muitas) distrações, gostaria de saber de VOCÊ, quais são as suas dicas que te ajudam a administrar melhor o seu tempo, o que funciona melhor, o que te incomoda na hora de costurar.



  Tenho certeza que há mais sugestões para conseguir administrar melhor o tempo. 

Deixe seu comentário. 

      Quero aprender novas maneiras 
                         com você.




19 março 2014

Bolo Saudável


bolo sem farinha

 A receita ganhei de uma amiga e já fiz este bolo tantas vezes que tenho a receita memorizada. É delicioso acompanhado com café feito na hora. 

Já dei a receita para diversas amigas, vizinhas, familiares e agora é para você...
... que gosta de bolo saudável, riquíssimo em fibras, de baixa caloria, é LIGHT e DIET.
Em especial para você que pediu... querida amiga Rosa do blog A Rosa na Janela.

(Depois passem no blog da Rosa para ver os projetos maravilhosos que ela inventa mas, por hora, fique aqui, pois ainda não terminei a postagem  hehehe  me acompanhe, por favor) 

Não leva leite, nem açúcar, tampouco farinha. 
Se desejar, adicione um pouco de canela em pó. 

Como sobrou uma banana, cortei-a em rodelas finas e as mergulhei na massa. 
Depois do bolo assado, ficaram derretidas ....hummmm!!! delícia!!
O cheirinho do bolo assado, por causa da canela em pó, perfumou a casa toda.

E agora os ingredientes que são poucos.
Não precisa usar batedeira, use apenas o liquidificador. 
É rápido de fazer, em menos de 40 minutinhos e está pronto!!


 Faça e depois me diga o que achou.

bolo sem farinha sem açucar

DICAS: 

  • Use as bananas nanicas bem pintadinhas pois assim dão mais sabor ao bolo ficando mais doce. Eu uso 6 bananas ao invés de 5 como orienta a receita.
  • Faça o bolo mesmo se não tiver as nozes ou amêndoas picadas. O bolo fica bom sem elas porém melhor com elas.
  • Forma de bolo inglês ou com furo no meio
  • Embora a receita não enfarinhe a forma após untada, costumo enfarinhar com farinha de aveia.
  • Ao fazer qualquer receita de bolo DIET, coloque o bolo com o forno pré-aquecido. Não abaixe o seletor de temperatura com o bolo já assando senão ficará solado. Por exemplo, você pode usar uma gradação menor e depois mudar para o maior, mas não o contrário.
  • Bolos DIET se faz somente com adoçantes para Forno & Fogão. Ao adicioná-los na massa, bata por um bom tempo (aprox.3 a 5 min) com a batedeira pois desta forma ajudará o bolo a crescer mais.  
  • IMPORTANTE: Aveia não tem glúten. 

28 fevereiro 2014

Camisa simples e linda

Estava precisando de camisa e fiz esta para mim. 
Fiz a modelagem em papel pardo, depois cortei e costurei e modéstia à parte, ficou linda!! Perfeita!! 

Que satisfação se sente quando termina bem um projeto, fica bonito e veste bem. 
Dá aquela vontade de sair por aí estreando e ainda bem que oportunidades não faltarão. 

camisa de algodão


camisa feminina de algodão


camisa feminina de algodão

Sou resistente a aparecer em fotos na Internet mas maridão insistiu tanto em me fotografar com a camisa que eis-me aqui: 


 

A camisa tem pence no busto e na cintura.


e pences nas costas
(ishi...a ansiedade foi tanta que nem passei a ferro antes de fotografar...)


e aqui estou sentadinha, comportada como boa menina
com minha nova camisa (rsrsr)


O maridão é o meu maior incentivador às costuras e ele curte tanto quanto eu ir em lojas de tecidos. Toda vez que vamos no bairro de Santana (em SP), sempre passamos na loja de tecidos Cinerama ou se estamos passando por Perdizes, vamos na Center FabrilSão duas lojas que recomendo quanto a variedade de tecidos e tem preços para tudo quanto é bolso!!.


A loja Cinerama já conhecia desde o início dos anos 90.  Naquela época havia mais variedade, eram tecidos de tudo quanto era tipo desde os sofisticados até os simples, tinha de tudo!! Atualmente continua sendo ótima opção, uma das melhores que eu conheço mas como já vi a loja em tempos melhores não tem como deixar de comparar.

Agora, estou com um outro e novo desafio.
Compramos um corte de sarja azul marinho que meu esposo escolheu na loja de Santana e encomendou-me uma bermuda para ele, até detalhou como quer, ainda bem que é simples e agora farei a modelagem, talvez faça um piloto em morim e ver no que vai dar. 

Prometo que mostrarei o resultado final para vocês e desta vez 
será ele o fotografado da vez...hehehe


***********************************************************
CINERAMA -----------> http://www.cinerama.com.br   
CENTER FABRIL------> http://www.centerfabril.com.br
***********************************************************

21 janeiro 2014

Abrindo o blog após férias


2014 chegou!!

E prosseguindo nossa jornada por este lindo planeta.

Estou voltando das merecidas férias e agradecida a Deus por mais um ano de oportunidades e aprendizagens.

Que sempre façamos o Bem que pudermos para nós, para as outras pessoas e para o planeta Terra.

Agradeço a Deus por TUDO e iniciando este ano compartilho um pequeno trecho da "Oração para os novos tempos" da escritora Martha Medeiros.




"... 


Que o mar esteja sempre azul, que o céu seja farto de estrelas, 
que o vinho nunca seja proibido, 
que o amor seja respeitado em todas as suas formas, 
que nossos sentimentos não sejam em vão, 
que saibamos apreciar o belo, 
que percebamos o ridículo das ideias estanques e inflexíveis, 
que leiamos muitos livros, que escutemos muita música, 
que amemos de corpo e alma, 
que sejamos mais práticos do que teóricos, mais fáceis do que difíceis, 
mais saudáveis do que neurastênicos, 
e que não tenhamos tanto medo da palavra felicidade, que designa apenas o conforto de estar onde se está, de ser o que se é 
e de não ter medo, já que o medo infecciona a mente.

Que nosso Deus, seja qual for, não nos condene, não nos exija penitências, 
seja um amigo para todas as horas, sem subtrair nossa inteligência, prazer e entrega às emoções que nos fazem sentir plenos.

A vida é um presente, e desfrutá-la com leveza, inteligência e tolerância é a melhor forma de agradecer – aliás, a única."



Se você desejar conhecer, por completo, esta linda oração

é só clicar aqui.

29 novembro 2013

BURDA repetida, quem quer? (JÁ FOI VENDIDA!!)


Ontem, meu marido foi no hipermercado e quando voltou trouxe esta revista Burda pois ele sabe que A-D-O-R-O as modelagens perfeitas que, na minha opinião, só a Burda tem
 além das dicas úteis e a seção de "Aulas de Costura para Iniciantes" que sempre vem em toda edição e são ótimos PAPs!

Fiquei super contente só pela demonstração de carinho e apoio dele mas...
... eu já tenho essa edição que é de março/2013. 

Lógico que ele não sabia e para garantir a edição...comprou.


Portanto, estou disponibilizando para quem queira comprá-la no mesmo valor que ele pagou: 
R$ 9,90
 + envio de correio (pode ser PAC ou Sedex).


Idioma em português e se você se interessou, informe seu CEP*.
* Pode ficar tranquila que não liberarei os comentários que contiverem o CEP, manterei de forma 100% sigilosa e responderei da mesma forma, ou seja, particularmente através de email então deixe seu email também. 

E por dentro da revista tem:

Modelagens de vestidos, blazers, blusas, calças, camisas, roupas de festa, plus size 


Modelagens infantis










Folhas de moldes intactas


E aula de costura para iniciantes


com ilustrações bem detalhadas do passo-a-passo:


Recado dado...as interessadas nessa edição entrem em contato comigo.

E para quem quer conhecer o que é essa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A revista
clique no nome abaixo e você será direcionada a conhecer (sem compromisso)
o site da revista: 

BURDA 


Beijos e ótimo fim de semana.

19 novembro 2013

Corte de tecidos

Dicas simples para evitar erros 

Cortar o tecido é o 1º passo para fazer qualquer peça de vestuário ou acessório. 
É um passo tão importante que pode determinar o resultado do projeto. 

Sabendo quais os erros mais comuns podemos fácilmente evitá-los! 
Na verdade, pequenos detalhes tais como esquecer da pré-lavagem do tecido, usar tesoura inadequada comprometem qualquer costura.      





Erro 1 - Esquecer a pré-lavagem: 

Alguns tecidos encolhem muito quando lavados. Assim, fazer a pré-lavagem antes de cortar o tecido evita com que a roupa ou a peça fique menor depois de pronta!







Erro 2 - Não passar o tecido: 

Se não alisar as pregas do tecido, ao cortar as peças, estas ficarão maiores do que o padrão e a modelagem não ficará como se quer. Há casos em que engomar levemente o tecido ajuda a remover as rugas e as dobras com mais facilidade e na hora de costurar também ficará muito mais fácil.






Erro 3 - Cortar o pano sobre mesa pequena:

Se o tecido for esticado sobre mesa pequena ficará dependurado nas laterais da mesa e o fio ficará puxado e torcido. É melhor estender o pano sobre uma grande mesa plana ou sobre chão limpo.



Erro 4 - Ignorar as instruções da modelagem: 

Entender os diagramas, os planos de corte, os desenhos técnicos e as instruções para execução ajuda a economizar tempo e não perder tecido! 



DESENHO TÉCNICO


Erro 5 - Colocar o tecido na direção errada do fio: 

É importante colocar as partes do tecido na mesma direção do fio para evitar diferenças na roupa após montadas. Para isso, deve-se dobrar o tecido, formando duas camadas, alfinetá-las juntas para garantir que as camadas não se movam e depois fixar as peças dos moldes.

Se não colocar as peças dos moldes exatamente seguindo o fio do tecido (ourela), as suas peças ficarão torcidas. 

Lembre-se que a urdidura é mais forte e estável do que a trama. Se acidentalmente cortar ao longo da trama, o tecido perderá sua forma. 


Erro 6 - Desalinhar os tecidos com padrões ou com estampa: 

Se o tecido é impresso, pode ser que seja necessário mais tecido para combinar os padrões (lembrar disso ao comprar tecido). Se o tecido tem estampa certifique-se que todas as peças do molde estejam na mesma direção.

http://www.sewaholic.net

Pode ser de listras, xadrez ou chevron, estas devem se combinar para um resultado bonito. Quando cortar o tecido, esteja certa de que ao montar as peças, os padrões estejam bem alinhados. Se necessário, dobre o tecido para que elas se alinhem exatamente e alfinete as camadas de tecido para evitar que saiam do lugar na hora do corte. 


         ERRADO: listras desalinhadas       CORRETO: listras alinhadas

Desculpe-me mas não sei qual a fonte da imagem acima pois é antiga e está dentre meus arquivos.
Se alguém souber, por favor, me avise que creditarei.


Erro 7 - Não alfinetar os moldes sobre o tecido:

Alfinete bem as peças dos moldes pelo lado avesso do tecido e copie as marcações: com giz, lápis marcador ou carretilha sobre carbono. Se tiver que cortar duas peças idênticas (simétricas), por exemplo, mangas ou pernas de calça, dobre o tecido, direito com direito.

É necessário alfinetar os moldes em todas as camadas de tecido e, se necessário, utilize pesos sobre o tecido na hora do corte para que não escorregue.


Erro 8 - Usar tesoura de má qualidade: 

Se as lâminas estiverem muito gastas, o corte será mais difícil e danificará o tecido.
Afie as tesouras regularmente e limpe quando estiverem sujas. Opte por usar tesoura de boa qualidade que pode ser mais cara porém vai durar mais e cortar melhor.


Se você é como eu que já cometeu um ou alguns desses erros, te aconselho a

Esta imagem também não sei a quem creditar, por favor, me avisem se souberem aquem é de direito.


Hakuna Matata  significa "sem problemas" ou "não se preocupe" com nada, apenas aproveite cada momento, as belezas naturais e divirta-se muito.

É uma frase do idioma suaíle, uma língua falada nos países de Tanzânia e o Quênia.

Vídeo retirado do YouTube

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...