19 março 2014

Bolo Saudável


bolo sem farinha

 A receita ganhei de uma amiga e já fiz este bolo tantas vezes que tenho a receita memorizada. É delicioso acompanhado com café feito na hora. 

Já dei a receita para diversas amigas, vizinhas, familiares e agora é para você...
... que gosta de bolo saudável, riquíssimo em fibras, de baixa caloria, é LIGHT e DIET.
Em especial para você que pediu... querida amiga Rosa do blog A Rosa na Janela.

(Depois passem no blog da Rosa para ver os projetos maravilhosos que ela inventa mas, por hora, fique aqui, pois ainda não terminei a postagem  hehehe  me acompanhe, por favor) 

Não leva leite, nem açúcar, tampouco farinha. 
Se desejar, adicione um pouco de canela em pó. 

Como sobrou uma banana, cortei-a em rodelas finas e as mergulhei na massa. 
Depois do bolo assado, ficaram derretidas ....hummmm!!! delícia!!
O cheirinho do bolo assado, por causa da canela em pó, perfumou a casa toda.

E agora os ingredientes que são poucos.
Não precisa usar batedeira, use apenas o liquidificador. 
É rápido de fazer, em menos de 40 minutinhos e está pronto!!


 Faça e depois me diga o que achou.

bolo sem farinha sem açucar

DICAS: 

  • Use as bananas nanicas bem pintadinhas pois assim dão mais sabor ao bolo ficando mais doce. Eu uso 6 bananas ao invés de 5 como orienta a receita.
  • Faça o bolo mesmo se não tiver as nozes ou amêndoas picadas. O bolo fica bom sem elas porém melhor com elas.
  • Forma de bolo inglês ou com furo no meio
  • Embora a receita não enfarinhe a forma após untada, costumo enfarinhar com farinha de aveia.
  • Ao fazer qualquer receita de bolo DIET, coloque o bolo com o forno pré-aquecido. Não abaixe o seletor de temperatura com o bolo já assando senão ficará solado. Por exemplo, você pode usar uma gradação menor e depois mudar para o maior, mas não o contrário.
  • Bolos DIET se faz somente com adoçantes para Forno & Fogão. Ao adicioná-los na massa, bata por um bom tempo (aprox.3 a 5 min) com a batedeira pois desta forma ajudará o bolo a crescer mais.  
  • IMPORTANTE: Aveia não tem glúten. 

28 fevereiro 2014

Camisa simples e linda

Estava precisando de camisa e fiz esta para mim. 
Fiz a modelagem em papel pardo, depois cortei e costurei e modéstia à parte, ficou linda!! Perfeita!! 

Que satisfação se sente quando termina bem um projeto, fica bonito e veste bem. 
Dá aquela vontade de sair por aí estreando e ainda bem que oportunidades não faltarão. 

camisa de algodão


camisa feminina de algodão


camisa feminina de algodão

Sou resistente a aparecer em fotos na Internet mas maridão insistiu tanto em me fotografar com a camisa que eis-me aqui: 


 

A camisa tem pence no busto e na cintura.


e pences nas costas
(ishi...a ansiedade foi tanta que nem passei a ferro antes de fotografar...)


e aqui estou sentadinha, comportada como boa menina
com minha nova camisa (rsrsr)


O maridão é o meu maior incentivador às costuras e ele curte tanto quanto eu ir em lojas de tecidos. Toda vez que vamos no bairro de Santana (em SP), sempre passamos na loja de tecidos Cinerama ou se estamos passando por Perdizes, vamos na Center FabrilSão duas lojas que recomendo quanto a variedade de tecidos e tem preços para tudo quanto é bolso!!.


A loja Cinerama já conhecia desde o início dos anos 90.  Naquela época havia mais variedade, eram tecidos de tudo quanto era tipo desde os sofisticados até os simples, tinha de tudo!! Atualmente continua sendo ótima opção, uma das melhores que eu conheço mas como já vi a loja em tempos melhores não tem como deixar de comparar.

Agora, estou com um outro e novo desafio.
Compramos um corte de sarja azul marinho que meu esposo escolheu na loja de Santana e encomendou-me uma bermuda para ele, até detalhou como quer, ainda bem que é simples e agora farei a modelagem, talvez faça um piloto em morim e ver no que vai dar. 

Prometo que mostrarei o resultado final para vocês e desta vez 
será ele o fotografado da vez...hehehe


***********************************************************
CINERAMA -----------> http://www.cinerama.com.br   
CENTER FABRIL------> http://www.centerfabril.com.br
***********************************************************

21 janeiro 2014

Abrindo o blog após férias


2014 chegou!!

E prosseguindo nossa jornada por este lindo planeta.

Estou voltando das merecidas férias e agradecida a Deus por mais um ano de oportunidades e aprendizagens.

Que sempre façamos o Bem que pudermos para nós, para as outras pessoas e para o planeta Terra.

Agradeço a Deus por TUDO e iniciando este ano compartilho um pequeno trecho da "Oração para os novos tempos" da escritora Martha Medeiros.




"... 


Que o mar esteja sempre azul, que o céu seja farto de estrelas, 
que o vinho nunca seja proibido, 
que o amor seja respeitado em todas as suas formas, 
que nossos sentimentos não sejam em vão, 
que saibamos apreciar o belo, 
que percebamos o ridículo das ideias estanques e inflexíveis, 
que leiamos muitos livros, que escutemos muita música, 
que amemos de corpo e alma, 
que sejamos mais práticos do que teóricos, mais fáceis do que difíceis, 
mais saudáveis do que neurastênicos, 
e que não tenhamos tanto medo da palavra felicidade, que designa apenas o conforto de estar onde se está, de ser o que se é 
e de não ter medo, já que o medo infecciona a mente.

Que nosso Deus, seja qual for, não nos condene, não nos exija penitências, 
seja um amigo para todas as horas, sem subtrair nossa inteligência, prazer e entrega às emoções que nos fazem sentir plenos.

A vida é um presente, e desfrutá-la com leveza, inteligência e tolerância é a melhor forma de agradecer – aliás, a única."



Se você desejar conhecer, por completo, esta linda oração

é só clicar aqui.

29 novembro 2013

BURDA repetida, quem quer? (JÁ FOI VENDIDA!!)


Ontem, meu marido foi no hipermercado e quando voltou trouxe esta revista Burda pois ele sabe que A-D-O-R-O as modelagens perfeitas que, na minha opinião, só a Burda tem
 além das dicas úteis e a seção de "Aulas de Costura para Iniciantes" que sempre vem em toda edição e são ótimos PAPs!

Fiquei super contente só pela demonstração de carinho e apoio dele mas...
... eu já tenho essa edição que é de março/2013. 

Lógico que ele não sabia e para garantir a edição...comprou.


Portanto, estou disponibilizando para quem queira comprá-la no mesmo valor que ele pagou: 
R$ 9,90
 + envio de correio (pode ser PAC ou Sedex).


Idioma em português e se você se interessou, informe seu CEP*.
* Pode ficar tranquila que não liberarei os comentários que contiverem o CEP, manterei de forma 100% sigilosa e responderei da mesma forma, ou seja, particularmente através de email então deixe seu email também. 

E por dentro da revista tem:

Modelagens de vestidos, blazers, blusas, calças, camisas, roupas de festa, plus size 


Modelagens infantis










Folhas de moldes intactas


E aula de costura para iniciantes


com ilustrações bem detalhadas do passo-a-passo:


Recado dado...as interessadas nessa edição entrem em contato comigo.

E para quem quer conhecer o que é essa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A revista
clique no nome abaixo e você será direcionada a conhecer (sem compromisso)
o site da revista: 

BURDA 


Beijos e ótimo fim de semana.

19 novembro 2013

Corte de tecidos

Dicas simples para evitar erros 

Cortar o tecido é o 1º passo para fazer qualquer peça de vestuário ou acessório. 
É um passo tão importante que pode determinar o resultado do projeto. 

Sabendo quais os erros mais comuns podemos fácilmente evitá-los! 
Na verdade, pequenos detalhes tais como esquecer da pré-lavagem do tecido, usar tesoura inadequada comprometem qualquer costura.      





Erro 1 - Esquecer a pré-lavagem: 

Alguns tecidos encolhem muito quando lavados. Assim, fazer a pré-lavagem antes de cortar o tecido evita com que a roupa ou a peça fique menor depois de pronta!







Erro 2 - Não passar o tecido: 

Se não alisar as pregas do tecido, ao cortar as peças, estas ficarão maiores do que o padrão e a modelagem não ficará como se quer. Há casos em que engomar levemente o tecido ajuda a remover as rugas e as dobras com mais facilidade e na hora de costurar também ficará muito mais fácil.






Erro 3 - Cortar o pano sobre mesa pequena:

Se o tecido for esticado sobre mesa pequena ficará dependurado nas laterais da mesa e o fio ficará puxado e torcido. É melhor estender o pano sobre uma grande mesa plana ou sobre chão limpo.



Erro 4 - Ignorar as instruções da modelagem: 

Entender os diagramas, os planos de corte, os desenhos técnicos e as instruções para execução ajuda a economizar tempo e não perder tecido! 



DESENHO TÉCNICO


Erro 5 - Colocar o tecido na direção errada do fio: 

É importante colocar as partes do tecido na mesma direção do fio para evitar diferenças na roupa após montadas. Para isso, deve-se dobrar o tecido, formando duas camadas, alfinetá-las juntas para garantir que as camadas não se movam e depois fixar as peças dos moldes.

Se não colocar as peças dos moldes exatamente seguindo o fio do tecido (ourela), as suas peças ficarão torcidas. 

Lembre-se que a urdidura é mais forte e estável do que a trama. Se acidentalmente cortar ao longo da trama, o tecido perderá sua forma. 


Erro 6 - Desalinhar os tecidos com padrões ou com estampa: 

Se o tecido é impresso, pode ser que seja necessário mais tecido para combinar os padrões (lembrar disso ao comprar tecido). Se o tecido tem estampa certifique-se que todas as peças do molde estejam na mesma direção.

http://www.sewaholic.net

Pode ser de listras, xadrez ou chevron, estas devem se combinar para um resultado bonito. Quando cortar o tecido, esteja certa de que ao montar as peças, os padrões estejam bem alinhados. Se necessário, dobre o tecido para que elas se alinhem exatamente e alfinete as camadas de tecido para evitar que saiam do lugar na hora do corte. 


         ERRADO: listras desalinhadas       CORRETO: listras alinhadas

Desculpe-me mas não sei qual a fonte da imagem acima pois é antiga e está dentre meus arquivos.
Se alguém souber, por favor, me avise que creditarei.


Erro 7 - Não alfinetar os moldes sobre o tecido:

Alfinete bem as peças dos moldes pelo lado avesso do tecido e copie as marcações: com giz, lápis marcador ou carretilha sobre carbono. Se tiver que cortar duas peças idênticas (simétricas), por exemplo, mangas ou pernas de calça, dobre o tecido, direito com direito.

É necessário alfinetar os moldes em todas as camadas de tecido e, se necessário, utilize pesos sobre o tecido na hora do corte para que não escorregue.


Erro 8 - Usar tesoura de má qualidade: 

Se as lâminas estiverem muito gastas, o corte será mais difícil e danificará o tecido.
Afie as tesouras regularmente e limpe quando estiverem sujas. Opte por usar tesoura de boa qualidade que pode ser mais cara porém vai durar mais e cortar melhor.


Se você é como eu que já cometeu um ou alguns desses erros, te aconselho a

Esta imagem também não sei a quem creditar, por favor, me avisem se souberem aquem é de direito.


Hakuna Matata  significa "sem problemas" ou "não se preocupe" com nada, apenas aproveite cada momento, as belezas naturais e divirta-se muito.

É uma frase do idioma suaíle, uma língua falada nos países de Tanzânia e o Quênia.

Vídeo retirado do YouTube

12 novembro 2013

Camisa com gola


Na outra semana, a aula foi sobre camisa básica com gola.
Fiz a modelagem com as minhas medidas, usei o tecido morim fino pois é apenas uma peça-piloto. 

Está sem botões mas, para as fotos, fiz as marcações com alfinetes.



A modelagem possui pences de cintura e de busto

    

Desta vez, nas marcações da modelagem usei carbono amarelo ao invés do azul.

Mas coloquei força sobre a carretilha pois as marcas passaram para o lado direito e isso não é correto acontecer.

Da próxima vez passarei a carretilha mais suavemente ou usarei o carbono branco mas que não é branco; é amarelado tão claro que parece branco.


Na imagem abaixo dá para ver as marcas do carbono amarelo que passou para o direito do tecido e isso terei que corrigir.

      


A gola ficou bonita assim como o caimento das mangas.




04 novembro 2013

Saia Básica


Estou fazendo curso de Modelagem com aulas de Corte e Costura inclusas. 

Uma das lições é fazer saia básica e o tecido é o morim fino. 
Esse tecido é recomendado para fazer peças-piloto como treinamento das técnicas ensinadas antes de fazer num tecido mais caro. 

Eis a saia básica que fiz na aula:


 O morim é um tecido de algodão baratíssimo, fácil de trabalhar e é ideal para aprender ou fazer os testes de corte e costura.

 Paguei menos de R$ 5,00/m na Center Fabril em Perdizes, pertinho da Av.Pacaembú.

Por ser tecido tão baratinho, se errar, não tem problema. 
Pega outra peça de morim e faz novamente. 
Posso garantir que não é perda de tempo porque vale como lição que se aprende pelo erro.

Lógico que não é para ficar errando, despreocupadamente, só porque é morim. Melhor é fazer sem errar mas se acontecer....
... sem neuras por causa disso.

Na foto abaixo, quero mostrar as pences que ficaram bem fechadinhas terminando suavemente - quase imperceptíveis - como devem ser.


 Aqui, mais de perto, o detalhe da pence e o cós anatômico. 


Preguei zíper invísivel na parte de trás e reparem novamente nas pences tão bonitinhas :-D

Estou enfatizando sobre elas porque eu considerava um "bicho de 7 cabeças" e estou super orgulhosa por ter feito direitinho. 

Mas eu treinei antes em casa para não perder tempo em aula.
Percebi que a professora, ao lidar com as outras alunas mais antigas, ela quer costuras bem feitas senão ela pede para desmanchar e refazer. 



Admito, treinei sim e por várias vezes a execução das pences desenhando-as em retalhos de algodão que tinha em casa.

  Desenhei em diversos tamanhos e costurei todas até pegar o jeito de fazer certinho.  Depois fiz na saia. 



O morim por ser fino, é um tanto transparente e quando risquei o molde sobre o tecido fiz com carretilha sobre carbono azul. Acho que dá para perceber na imagem acima! 

Enquanto costurava, tentei esconder as marcas o máximo que conseguia mas da próxima vez já sei o que vou fazer...usarei o carbono amarelo. Quem sabe fica mais discreto. Só falta saber se vou enxergar o traçado!!

Na próxima postagem te conto.

24 outubro 2013

Molho de Tomate com pedaços

MOMENTO CULINÁRIO

Se alguém souber a quem creditar as imagem acima, por favor, me avise pois a tenho entre meus arquivos antigos.

Hoje optei fazer molho de tomate sem usar os molhos prontos.  
Comprei tomates pelados em lata já que o produto não estava caro.

Primeiro, fiz o refogado simples com cebola, alho no azeite e coloquei algumas folhinhas do manjericão que tenho plantado no jardim. 
Delícia que é manjericão fresco!!


DICA: Uma opção, antes de fazer o refogado, é fritar um pouco de linguiça calabresa com pedaços de bacon e depois colocar os ingredientes cebola, alho e manjericão. Se desejar, substitua o último ingrediente por outra erva de sua preferência..

Minha preferência é sem linguiça e bacon para ficar mais magrinho 
mas, de vez em quando, eu coloco esses defumados. 
Fica bom também.


Quando a cebola estava quase, quase transparente, juntei os tomates inteiros e misturei-os bem ao refogadinho.



Achei que os tomates estavam grandes, então os cortei, amassei um pouco, dentro da panela mesmo, usando a própria espátula pois eles são molinhos. Acrescentei água, na medida de um pouco mais de 1/2 copo.

Da próxima vez, irei bater no liquidificador e fazer um molho mais lisinho.
Este no caso, propositalmente, quis deixar com pedacinhos de tomate.


Temperos à gosto.

Usei orégano seco, curry , um pouco de pimenta calabreza seca, 
noz-moscada ralada, sal e uma pitada de açucar, sem exagero, apenas para quebrar a acidez dos tomates. 

Deixei apurar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até começar a engrossar. 

Molho pronto, cheiroso, com pedaços de tomate 
e já incorporado ao macarrão cozido.

Estão servidas(os)?


A "tchurma" aqui lambeu o beiço e se deixasse lamberiam até o prato!!

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...