04 novembro 2013

Saia Básica


Estou fazendo curso de Modelagem com aulas de Corte e Costura inclusas. 

Uma das lições é fazer saia básica e o tecido é o morim fino. 
Esse tecido é recomendado para fazer peças-piloto como treinamento das técnicas ensinadas antes de fazer num tecido mais caro. 

Eis a saia básica que fiz na aula:


 O morim é um tecido de algodão baratíssimo, fácil de trabalhar e é ideal para aprender ou fazer os testes de corte e costura.

 Paguei menos de R$ 5,00/m na Center Fabril em Perdizes, pertinho da Av.Pacaembú.

Por ser tecido tão baratinho, se errar, não tem problema. 
Pega outra peça de morim e faz novamente. 
Posso garantir que não é perda de tempo porque vale como lição que se aprende pelo erro.

Lógico que não é para ficar errando, despreocupadamente, só porque é morim. Melhor é fazer sem errar mas se acontecer....
... sem neuras por causa disso.

Na foto abaixo, quero mostrar as pences que ficaram bem fechadinhas terminando suavemente - quase imperceptíveis - como devem ser.


 Aqui, mais de perto, o detalhe da pence e o cós anatômico. 


Preguei zíper invísivel na parte de trás e reparem novamente nas pences tão bonitinhas :-D

Estou enfatizando sobre elas porque eu considerava um "bicho de 7 cabeças" e estou super orgulhosa por ter feito direitinho. 

Mas eu treinei antes em casa para não perder tempo em aula.
Percebi que a professora, ao lidar com as outras alunas mais antigas, ela quer costuras bem feitas senão ela pede para desmanchar e refazer. 



Admito, treinei sim e por várias vezes a execução das pences desenhando-as em retalhos de algodão que tinha em casa.

  Desenhei em diversos tamanhos e costurei todas até pegar o jeito de fazer certinho.  Depois fiz na saia. 



O morim por ser fino, é um tanto transparente e quando risquei o molde sobre o tecido fiz com carretilha sobre carbono azul. Acho que dá para perceber na imagem acima! 

Enquanto costurava, tentei esconder as marcas o máximo que conseguia mas da próxima vez já sei o que vou fazer...usarei o carbono amarelo. Quem sabe fica mais discreto. Só falta saber se vou enxergar o traçado!!

Na próxima postagem te conto.

24 outubro 2013

Molho de Tomate com pedaços

MOMENTO CULINÁRIO

Se alguém souber a quem creditar as imagem acima, por favor, me avise pois a tenho entre meus arquivos antigos.

Hoje optei fazer molho de tomate sem usar os molhos prontos.  
Comprei tomates pelados em lata já que o produto não estava caro.

Primeiro, fiz o refogado simples com cebola, alho no azeite e coloquei algumas folhinhas do manjericão que tenho plantado no jardim. 
Delícia que é manjericão fresco!!


DICA: Uma opção, antes de fazer o refogado, é fritar um pouco de linguiça calabresa com pedaços de bacon e depois colocar os ingredientes cebola, alho e manjericão. Se desejar, substitua o último ingrediente por outra erva de sua preferência..

Minha preferência é sem linguiça e bacon para ficar mais magrinho 
mas, de vez em quando, eu coloco esses defumados. 
Fica bom também.


Quando a cebola estava quase, quase transparente, juntei os tomates inteiros e misturei-os bem ao refogadinho.



Achei que os tomates estavam grandes, então os cortei, amassei um pouco, dentro da panela mesmo, usando a própria espátula pois eles são molinhos. Acrescentei água, na medida de um pouco mais de 1/2 copo.

Da próxima vez, irei bater no liquidificador e fazer um molho mais lisinho.
Este no caso, propositalmente, quis deixar com pedacinhos de tomate.


Temperos à gosto.

Usei orégano seco, curry , um pouco de pimenta calabreza seca, 
noz-moscada ralada, sal e uma pitada de açucar, sem exagero, apenas para quebrar a acidez dos tomates. 

Deixei apurar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até começar a engrossar. 

Molho pronto, cheiroso, com pedaços de tomate 
e já incorporado ao macarrão cozido.

Estão servidas(os)?


A "tchurma" aqui lambeu o beiço e se deixasse lamberiam até o prato!!

20 outubro 2013

Blusa de crochê verde-pistache

Além de costuras e tricô, o crochê é outra coisa que gosto de fazer nas horas livres.

Fiz esta blusa recentemente, demorei quase 2 meses para concluí-la não por ser difícil mas porque ia fazendo conforme era possível.


Usei linha de algodão Anne (só 2 novelos) na cor verde pistache. 

A cor me agradou muito quando vi na loja e embora esta não seja uma das minhas favoritas, optei por fazer algo diferente em relação a cores que tenho em minhas roupas.





A parte mais complicada para mim foram as mangas pois não acertava na medida de correntinhas iniciais. Após várias tentativas e desmancha-refaz...consegui.



A receita está no site da Rosa
Clicando no nome aparecerá gráfico e receita.

Ficou diferente da que ela fez mas somente quanto a nº de correntinhas iniciais. As minhas medidas foram essas:
  • BLUSA:      99 corr.  
  • MANGAS:   69 corr.  
OBS.: Nas mangas fiz aumentos a partir da 9ª carr. (ambos os lados) para fazer a curvatura dos ombros.

08 julho 2013

Enfeite de porta

Veja só o que fiz com sobras de tecido:



Um enfeite para a entrada de minha casa causando efeito mais gracioso, feminino, romântico e que dá as boas-vindas a quem vem nos visitar. 



Um pequeno pedaço de tecido que poderia ter ido para o lixo, teve oportunidade de ser transformado. Ficaram delicadas as flores em fuxico, uma técnica muito fácil e rápida de fazer.

Abaixo está o esquema. 
Primeiro, faz-se as pétalas que são unidas umas às outras, formando a flor inteira.



Estou sem sos créditos da imagem acima, se alguém souber, por favor, me avise que creditarei.
Imagem faz parte de meus arquivos antigos.

No miolinho das flores, preguei botões, com o fio para crochê (Anne da Círculo) fiz vários pontos correntinha intercalados com contas brilhantes e...pronto!! 

Ainda sobrou tecido que juntei com outras sobras guardadas numa caixa plástica, afinal nunca se sabe quando precisarei deles. 

30 junho 2013

Pudim Zás-Trás de Chocolate


Hummm!!  Uma delícia esse Pudim de Chocolate como sobremesa de domingo.
Receitinha super simples de fazer e que agrada os apetites.


PUDIM ZÁS-TRÁS DE CHOCOLATE


Ingredientes
  • 200 g de puro chocolate ao leite picado (usei o Diet da Harald Melken)
  • 1 lata de creme de leite light (sem soro) 
  • 1 caixinha de pudim de chocolate* ou de maria-mole 
 * Como maridão é diabético, usei pudim de chocolate diet.

Modo de Preparo
  • Derreter o chocolate em banho maria, deixe esfriar e misture o creme de leite.
  • Prepare o pudim ou a maria-mole de acordo com as instruções da caixinha. Espere esfriar e adicione à mistura de chocolate com creme de leite. 
  • Coloque em tacinhas ou em forma de pudim. Polvilhe chocolate ralado por cima e leve à geladeira.
Sirva com amor e carinho. 

29 junho 2013

A 1ª agulha quebrada


Aos 10 anos eu brincava de costurar na máquina de minha mãe. No início era escondido pois não queria que ela brigasse comigo. A máquina era uma antiga Singer preta com desenhos dourados, embutida num móvel de madeira com gavetas cheias de linhas e bobinas, os pés eram de ferro fundido, com pedal e a correia escapava de vez em quando. 

A máquina fora comprada para minha irmã mais velha (na época com 21 anos) que estava aprendendo a costurar numa escola perto de casa. Eu adorava ir junto nas lojas escolher tecidos, sentir o cheiro da tecelagem, o barulho da tesoura quando cortava a fazenda (era como se dizia na época) e depois , em casa, observava minha irmã moldando e costurando. Ela fez batas para mim e minha irmã mais nova e outras coisas mas, infelizmente, minha irmã não gostava das aulas de costura e em pouco tempo ela deixou de ir ao curso e de costurar.


Eu tentava costurar roupinhas para minha boneca Lucy - uma vintage do final dos anos 60  - usava sobras de tecido jogadas fora e fazia vestidinhos, calças e blusas para a boneca. Traçava o molde em volta dela, cortava, costurava à mão na maioria das vezes e algumas vezes usava a máquina. No começo não dava certo porque errava na modelagem até perceber que tinha que deixar margens para a costura. 


Errando acabei aprendendo esse detalhe para nunca mais esquecer. 


Imagem ilustrativa
Ano 1925, Violeta Trundle costurando com uma Singer

Um dia estava costurando à máquina e forcei até ouvir um crec...quebrei a agulha da máquina!! 
Ahh!! a 1ª a gente não esquece!! 

Na época eu não sabia o que aconteceu e pensava:


E agora? O que aconteceu? quebrei a máquina? 
Não funcionará mais?? 


...E contei para minha mãe o que havia acontecido. Ela bronqueou ao mesmo tempo que trocava a agulha, o que para mim foi como fazer mágica!! Apesar da bronca, a minha alegria voltou afinal o  "brinquedo" estava consertado porém recebi ordem de não mexer na máquina. 

Por um tempo obedeci mas...depois voltei a usá-la porém com mais cuidado para não quebrar agulha e também não queria mais esconder de minha mãe. Conforme fui crescendo, outros rumos na vida foram surgindo, deixei de lado a boneca que brinquei até os 14 anos, larguei os tecidinhos e o brincar de costureira. 


Hoje, lamento não ter guardado a boneca, nem as 1ªas roupinhas que fiz para ela e principalmente por não ter persistido nas costuras apesar de minha irmã abominar a costura (até hoje) e minha mãe, igualmente, não se interessar, deveria ter persistido por conta própria. Por isso, admiro quando alguém diz ter aprendido a costurar com a mãe, tia ou avó. Não sei se é somente impressão mas acho que costurar em família, ajuda a unir mais os seus membros.   


Olhando uma tabela que encontrei entre meus guardados, lembrei-me dessa historinha da minha 1ª agulha quebrada e compartilho abaixo a tabela que sugere qual agulha, qual linha usar de acordo com os tipos de tecido. 


Espero que seja útil para vocês também.

Do livro "Novo Livro de Costura Singer"




04 maio 2013

CHEGARAM!!!


Na data prevista e sem problema os volumes que pedi pelo site da Loja Abril.  Não estou fazendo propaganda mas acho justo dar crédito a quem merece! 

Estou comemorando a chegada do "Guia Completo da Costura"

Em abril deste ano, trabalhei alguns dias no Rio de Janeiro e sem que estivesse procurando, encontrei numa banca de jornais os volumes 7, 8 e 9. Achei ótimo o conteúdo, as explicações fáceis e me animei a comprar os nºs restantes.

Quando voltei para São Paulo procurei em várias bancas de revistas os volumes restantes e não encontrei. Exitei antes de decidir comprar pela Internet mas...

... a cerca de 10 dias, quebrei o medo e comprei pela Internet os volumes faltantes e agora estou com a coleção completa, linda, rica e maravilhosa!!  

Agora é estudar nas horas livres e aprender definitivamente a costurar.
Apesar de já ter feito roupas, acessórios para casa e presenteado com minhas costuras, me considero aprendiz.

Eis os 9 fascículos juntinhos...não parecem um inspirador arco-íris?




E uma pequena amostra do que há por dentro:



Ensina sobre detalhes de modelagem, técnicas de alfaiataria, ajustes, os vários tipos de tecidos, corte de tecido, acabamentos assim como sobre pences, franzidos, barras, pregas, ziperes, bolsos, golas e muito mais...




15 março 2013

12 modos de sabotar sua costura

Fotos: 
Detonar um projeto de costura é fácil; são tantas as maneiras que é preciso estar muito atenta desde os mínimos detalhes. 

A maioria dos erros de costura ocorrem por descuido, por desatenção, por utilizar ferramentas erradas, materiais ruins e outros fatores.   

Acredito que não sou a única que passou por isso. Pelo menos uma vez deve ter acontecido com você também. E como "nada acontece por acaso", a experiéncia serve, pelo menos, para tirar algo proveitoso para nossa aprendizagem. Ao sabermos o que deu errado já é um bom caminho para não tornar a repetir o mesmo erro.
 
Listei abaixo alguns erros que aconteceram comigo. Cometer erros chateia e por isso fui anotando em meu caderno como "sabotei" minha própria costura. Poderia ter vergonha em revelar mas não tenho pois não sou infalível  e porque a informação pode ser útil para alguém.


Mas vamos à lista!!
Unsure Royalty Free Stock Photo 

1) Usar tecido errado. O molde sugere tecido encorpado e utiliza-se tecido molenga ou vice versa.

2) Não estudar muito bem o molde antes de marcar/cortar no tecido definitivo.  

3) Ter preguiça em fazer as marcações internas do molde sobre o tecido.

Insecure Nerd Royalty Free Stock Photo4) Fazer corte mal feito é frustrante porque resulta em costuras que não se casam entre si e a roupa fica torta. Pode acontecer do tecido sair do lugar no momento do corte ou a tesoura que não corta tão bem. Ou as peças dos moldes não foram bem alfinetadas ao tecido, a base da mesa é ruim e o tecido escorrega por falta de pesos para segurar melhor o tecido. Uma boa sugestão é usar o cortador rotativo ao invés de tesoura. Ainda terei um!  
Unsure Nerd Woman Royalty Free Stock Photo
5) Usar linha errada como por exemplo, usar o fio para alinhavo que é mais fraco para unir as peças à máquina.

6) Cansaço...eita inimigo cruel na hora de costurar, nos induz a erros tolos. 

 7) Achar que consegue "chupar cana e assobiar ao mesmo tempo", ou seja, costurar ao mesmo tempo que executa outra tarefa que também exige concentração. Embora sejamos polivalentes nos trabalhos de casa e no escritório fica complicado dividir a atenção que a costura exige com outra atividade. Ou se faz bem uma coisa ou outra. Melhor deixar  a costura para mais tarde, em hora mais sossegada. 

8) Já aconteceu de você ficar seduzida por imagem de modelagem bonita? mas depois percebe que não combina com o seu corpo ou o molde é para ser feito por quem já tem mais experiência em costura e então sentir-se limitada nos conhecimentos. Como é triste! fica a impressão que costurar não é para si e que é um "bicho com 7 bocas famintas que querem te devorar!"  

Confused Geeky Woman Royalty Free Stock Photo 9) Iniciar um projeto de costura e parar porque esqueceu de comprar o zíper ou porque não sabe pregar o colarinho, a manga, etc. Então larga a costura e os dias, semanas, meses passam e depois não sabe por onde recomeçar. É péssimo e por isso já prometi a mim mesma não fazer mais isso. Antes de cortar tecido e unir as partes, há de ter tudo roteirizado, bem estudadas as etapas para começar e terminar bem o projeto.

10) Não fazer pré-lavagem do tecido e perceber que o vestido encolheu e/ou manchou após lavagem.

11) Escolher molde de tamanho errado e se convencer que poderá fazer ajustes de tamanho apenas cortando um pouco menor ou maior conforme o caso.

12) Estabelecer um prazo que sabe não conseguir cumprir (fazer uma roupa às vésperas de algum evento) e  ficar se pressionando, se torturando a ponto de se estressar tanto e perder a motivção para continuar a costurar.
 


A lista pode ficar maior ainda!
Conte-me como você sabotou sua costura e o que aprendeu com isso. Deixe seu comentário, afinal aprendemos com nossos erros e com os dos outros  também.  

...agora é a sua vez! 

Retro Waitress Taking Order Royalty Free Stock Photo 
Fotos: 

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...