Mostrando postagens com marcador dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dicas. Mostrar todas as postagens

03 fevereiro 2016

Bolo de Fubá Cremoso

E como é cremoso!! uma delícia.

Ingredientes:


4 xícaras de leite (= 1 litro), 
2 xícaras farinha de trigo, 
1 e 1/2 xícara de fubá, 
2 colheres(sopa) manteiga, 
100g de queijo ralado, 
3 xícaras de açúcar, 
4 ovos inteiros e 
1 colher (sopa) de fermento em pó.


OBS.: 

QUEIJO: use o meia-cura que fica melhor do que qualquer outro tipo de queijo. Esse da foto é o parmesão e a receita deu certo com ele. 

DIET:  substitua o açúcar por sucralose Forno&Fogão para quem tem restrição ao uso do açúcar, por exemplo, os diabéticos.

FERMENTO: Se não desejar usar o industrializado (químico) utilize 1/2 colher (chá) cremor de tártaro + 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

VARIAÇÃO: Corte cubos pequenos de goiabada (existe na versão diet) ou marmelada, envolva-os no fubá apenas para evitar que afundem na massa do bolo, misture-os levemente à massa e coloque o bolo para assar.

FUBÁ: É um termo usado no Brasil para Farinha de Milho extra moído
É amarelo, bem fino justamente por ser extra moído. Nesse modo é conhecido também como "fubá mimoso" para diferenciar da Farinha de Milho que é menos moída, portanto mais grossa. Há o fubá branco mas usamos em outros preparos.

Este é o nosso fubá mimoso.



Modo de fazer: 

No liquidificador, coloque os ingredientes líquidos e depois os secos.
Bater e colocar em fôrma untada e enfarinhada com fubá.
Forno médio até o bolo dourar por cima.

A massa crua fica líquida, é assim mesmo.

Após dourar, deixe no forno ou retire porém cubra-o com pano limpo. Aguarde esfriar antes de servir. 


O bolo fica bastante úmido, cremosíssimo em cima e cozido na parte de baixo. 


 

Outra opção é servir o bolo gelado. Fica muito bom!!
Ótimo para o lanche da tarde acompanhado de suco natural (se estiver calor) ou de xícara de café ou de chá se estiver frio.

Receita da Palmirinha

29 janeiro 2016

AVISO: Seguidores de Blogs

Quem prepara posts seja para blog pessoal ou em parceria com outro, não tem como ficar chateada(o) quando ocorre grande decréscimo no nº de seguidores do blog. 

Eu não fui isentada dessa chateação pois preparo com carinho meus posts, reviso, leio, releio, corrijo, arrumo, tiro dezenas de fotos para escolher menos do que 6 para ilustrar meus posts. 

Verifiquei que tal fato está ocorrendo com outros blogs também!! 

Pensei:  "... não é nada pessoal, são mudanças no Blogger" 


E despreocupei-me de que fosse algum problema com minhas postagens e, desde então, resolvi aguardar.


Hoje, ao abrir postagem num dos blogs que sigo Fadinha da Arte  deparei com um aviso do Blogger (traduzido do Blogger Buzz) sobre reestruturação e mudanças no gadget Google Friend Connect (ou Google Rede Social, como é conhecido em Portugal) explicando sobre o que está acontecendo e solicitando adicionar um post aviso aos que visitam e seguem blogs.

É por isso que resolvi incluir nesta semana, abaixo de "Seguidores", o gadget Siga-me pelo Google+ para, pelo menos, os que não tem conta no Google possam me acompanhar de uma outra forma. 

Segue a notificação do Blogger:

(Clique na imagem para aumentar)



Mais informações, acesse o site exclusivo que ensina sobre "Gerenciamento de Blogs":





09 dezembro 2015

Arroz de Forno à parmegiana

... ainda estou em férias ... 

Mais uma culinária rápida feita com sobras de arroz.
Este, fiz com arroz integral cozidos com mini talos de couve-manteiga. 
Essa receita pode ser feita com o arroz branco que fica ótimo.

É simples, rápida e saborosa.
A receita estará ao final deste post.

Hummmm...
Fica bom assim desta forma ...sem ir ao forno!!

Já deu para perceber que gostamos de queijo, não? 
Esse veio lá do sul de Minas Gerais, uai!!




Foi para o forno; em apenas 5 minutos na temperatura de 180°C bastaram para derreter o queijo parmesão.

Como acompanhamento, sugiro salada simples. Costumo fazer com tomates (italiano ou o cereja), alfaces ou rúcula e rodelas finas de pepino japonês. Está pronto o almoço ou a janta das férias. 



Pode-se variar com outros ingredientes, tais como, ervilhas, vagem, palmito picado,  cogumelos, frango desfiado ou carne moída ou camarões, alcaparras (cuidado com o excesso de sal), etc, etc e etc.



Quer fazer também? Vamos à receita...


Arroz de Forno à parmegiana

  • Sobras de arroz (usei aprox. 2 1/2 xícaras)
  • 2 ovos batidos
  • 100g de presunto magro picado
  • 100 g de queijo mussarella


Misturar tudo e reservar a mistura de arroz.
Num refratário ou fôrma, coloque no fundo o molho de tomates. Reserve uma parte do molho. Por cima, coloque a mistura do arroz, o restante do molho por cima. 
Salpique com 50g de queijo parmesão ralado no ralador grosso.

Leve ao forno por aprox. 5 minutos apenas o suficiente para derreter o queijo. Ou sirva sem ir ao forno.

Variações:
  • Se desejar incrementar mais, coloque batata palha por cima.
  • Usar molho de tomates caseiro
  • Salpicar salsinha fresca picada ao final do preparo

O molho de tomate usei o pronto, o que vem em sachê, por causa da praticidade. Mas prefiro fazer e usar o meu molho caseiro que preparo usando os seguintes ingredientes.

Molho caseiro de tomates

  • 3 tomates bem maduros, cortados graúdos (é opcional mas eu não retiro as peles e sementes dos tomates)
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 talo de salsão picado
  • 1 folha de louro
  • sal e folhas frescas de manjericão
  • algumas rodelas de 1/2 cenoura para "quebrar" a acidez do tomate ou se preferir use 1/2 colher (sopa) de açúcar.

Refogue, com um pouco de óleo, a cebola, alho e salsão.
Adicione os tomates, tempere com sal e manjericão. 
Tampe a panela, deixe apurar o molho em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por aprox. 40 ou 45 minutos. Destampe, adicione 1/2 cenoura em rodelas, volte a tampar e deixe mais 10 ou 15 minutos ainda no fogo baixo.
Quando pronto, se desejar molho fino, bata no liquidificador e peneire. 

Com certeza, esse molho é muito melhor que os prontos que vendem nos hipermercados. Depois de frio, coloque em pote de vidro esterilizado com tampa. 
Na geladeira, válido por até 5 dias e no freezer até 3 meses.


Bom Apetite

15 setembro 2015

Tesouras e...

... resposta à visitante Camila que comentou, na postagem anterior, como Anônimo e não deixou email para que eu pudesse responder diretamente. Então achei melhor preparar esta postagem para detalhar sobre a tesoura para corte de tecido que utilizo.

Apesar de mencionar marcas e modelos nesta postagem, a finalidade não é a de fazer propaganda e sim a de compartilhar informação, experiência e preferências pessoais.

Gastei muito com várias tesouras que fui comprando e testando nos cortes de tecidos até encontrar AQUELA que nomeei como a ideal para mim. Aqui estão todas as minhas tesouras na ordem em que foram adquiridas:


1. Aquarela     /    2. Tramontina     /     3 e 4. Mundial      /      5. Lavoro 

Todas testadas nos cortes de tecidos porém as duas mais antigas reservei, respectivamente, somente para cortar papel e a outra feltro.



A que prefiro para corte de tecidos é a da marca italiana Lavoro porque 
  • tem excelente corte
  • é firme na mão  
  • o tecido não escorrega entre lâminas
  • indicada para alfaiataria e para costureiras profissionais (não é o meu caso)  

A tesoura corta muito bem, é afiada, por isso a usei desde cortes em tecidos finos de algodões até os grossos jeans e lonitas. 

Porém se cortar durante muitos minutos seguidos e/ou se o tecido for grosso, a mão cansa por ser a tesoura mais pesada de todas as que tenho. Parece que o corte vai ficando "duro" - não sei qual seria a palavra mais correta para expressar a "dureza" de corte - mas conforme a mão cansa, os tendões dóem. Nesse momento, é melhor parar e relaxar mão e dedos com alguns exercícios.

Não troco a Lavoro por nenhuma, até que ... 
... apareça outra melhor do que ela. 


É de aço forjado e niquelado, modelo F36-8" e pesa 220g. 
Tesoura Lavoro
A visitante Camila escreveu:

... "Recentemente ganhei uma muito parecida com essa, de ferro fundido, que é afiadíssima mas muito pesada e dura de manusear. Quase não a consigo abrir ao cortar um tecido! A sua também era assim? Você fez algo para "amaciar"? Já passei óleo Singer no parafuso, mas apenas serviu para deixá-la mais engordurada." ...

RESPOSTA: Camila, eu a uso quase 5 meses, nas 1ªas vezes achei-a dura pois a comparei com as outras da Mundial - Modelos 445-8 e com a 660-8 1/2.

Não tive dificuldade em cortar com a Lavoro, não houve necessidade, até o presente momento, de pingar óleo Singer (ou outro) no parafuso para deixá-la mais macia no corte. Não sei se me acostumei a ela ou se ficou amaciada apesar do pouco uso mas não a acho tão dura quanto achava no início.  

A regulagem dela se faz através deste parafuso; é preciso ter a chave de boca 8. 

Camila, no caso da sua tesoura, o melhor é retirar ao máximo o óleo que foi colocado no parafuso. Não use água, nem álcool, limpe apenas com tecido seco e macio, por exemplo, a flanela ou microfibra. Depois tente regular (talvez afrouxando) o parafuso da sua tesoura. Verifique qual a ferramenta mais adequada para não empenar a rosca e nem o parafuso. Vai testando fazendo cortes em tecidos de variadas espessuras até encontrar a regulagem mais favorável para você.

Na Tramontina e na Mundial, a regulagem também é por parafusos, uma com chave de fenda e a outra com chave Phillips (ou estrela):




******************

Para finalizar, aproveitando o tema tesouras, tenho mais essas outras que utilizo para:


Cortar linhas de costura:
Esta fica amarrada na máquina



 Esta outra fica solta sobre a mesa




E por último, a Westman para cortes em zig-zag ou acabamentos de bordas que desfiam



Também a uso em curvas e em quinas 90 graus que necessitam desdobrar depois para formar cantos perfeitos.

01 setembro 2015

Saia-lápis em sarja


Mês passado, fomos para Guaxupé/MG passar alguns dias com os amigos. 

Ao lado da Igreja Matriz, vi uma pequena loja de tecidos. Não tive dúvida, paramos. Os preços estavam bons, sem muita diferença com os de São Paulo. Comprei vários metros de tecidos sortidos (tricolines, sarja, percal e outros), porém sem ter nada definido o que fazer com eles.

O meu preferido foi uma sarja de fundo branco com estampas vermelho-cereja, lilás escuro, um pouquinho de nada de marrom, contornos pretos. Era fim de peça, felizmente sem defeitos. Cobraram por 1m porém ganhei aproximadamente mais 40cm da dona da loja pois além da boa compra, paguei em dinheiro. 


Vejam se não é linda essa estampa!!


.
Depois em casa, fiz o pré-encolhimento dos tecidos.
Com a sarja, de início, pensava em fazer almofadas. Se sobrasse tecido faria uma bolsa mas eu resistia tal idéia. Achava que o tecido merecia destino melhor.

Por fim, decidi fazer uma saia-lápis para mim. O tecido deu em cima!! Se tivesse errado uma mínima parte que fosse do processo...já não dava para fazer a saia. Baita responsabilidade!!

Optei por modelagem básica, simples, reta com cós anatômico, zíper na parte de trás, 2 pences na frente, 2 atrás e se sobrasse tecido faria os passadores para o cinto. 

Deu tudo certo, fiz a saia inclusive com passadores como tanto queria.


Eu, a saia nova e o livro da minha autora preferida: Jane Austen

Prontinha para o trabalho, passeios e viagens





Alguns detalhes da produção da saia: 

1. Modelagem: 
Moldes paralelos pelo comprimento ao fio do tecido (=ourela)
Molde Frente cortado 1x com o meio na dobra do tecido
Molde Costas cortado duas vezes em tecido sobreposto



2. Corte 
da peça com as margens e marcações das pences.
Barra com 5 cm de margem, laterais e cós com 1,5cm (mas poderia ter sido de 1cm) 

Recomendo essa excelente tesoura, corta maravilhosamente!! É da marca italiana Lavoro, comprei na região da Rua da Graça (SP/SP), na loja Armarinhos 25. Para quem tem artrite nas mãos, penso que, no início de uso, talvez ela seja dura de manusear.

3. Costura
Passei Zig-Zag nas bordas para evitar desfiamento.


4. Preparei a entretela no cós

Essa entretela não é das minhas preferidas mas era a única que tinha em casa.
Gosto das que são em tecido.
O lado brilhante (lado com cola) da entretela deve ficar em contato com o avesso do tecido 

Papel sulfite por cima da entretela e ferro quente apenas pressionando, sem deslizar e sem fazer força
Temperatura "2" mas acho que poderia ser a "Alg."

Cós entretelados e prontos.
5. Uni em costura reta as partes da saia deixando aberto o espaço para colocação do zíper. 


6. Preguei o zíper comum, depois o cós (perdão...esqueci de fotografar essa parte). 

7. Costurei os passadores para cinto. É possível verificar na imagem abaixo que fiz de maneira bem simples.



8. Abri e passei as costuras internas. Finalizei com a barra dupla.


Prontinho!! 
Mais uma peça para o meu vestuário feita por mim!


*************************************************
**************************************

10 agosto 2015

Direito e Avesso das malhas

Como eu identifico o lado direito e avesso das malhas


DIREITO DA MALHA
  • É paralela a ourela (sentido fio da malha) 
  • Os pontos parecem formar letras "V" uma sobre a outra formando alinhamento vertical (= colunas de malha)
  • Elasticidade maior na horizontal 
Lado direito


AVESSO DA MALHA
  • Pontos parecem formar vários arcos interligados formando alinhamento horizontal (= carreiras de malha)

Lado Avesso

Por definição, a malha não possui ourela porém considero ourela essa parte enrolada sentido direito para o avesso.
A malha quando é fina costuma enrolar as laterais. Para iniciantes não aconselho trabalhar com malhas finas. Prefira as mais grossas que costumam não se enrolar.  


Para o corte da malha é preciso antes endireitar as beiradas da malha.
Eu costumo me basear por uma das fileiras do lado direito (=sentido do comprimento)  e quando muito (apenas se necessário) alinhavo com linha contrastante.

Se a modelagem pede para cortar a malha dobrada, eu a dobro obedecendo sempre o sentido do comprimento, depois acerto as beiradas e prendo com alfinetes. Se mesmo assim enrolar as beiradas, será mais fácil juntá-las com alinhavo ao invés de apenas alfinetar.

A agulha adequada para costumar malhas é a 2045 (ponta bola). 

31 julho 2015

Bolo (doce) de Chuchu

Testei uma receita diferente de bolo doce. 
Já experimentaram Bolo de Chuchu?




A receita peguei no blog Poções de Arte que pertence a Márcia, uma pessoa que ama a natureza, os animais, adora ler, dá dicas ótimas de leitura (adoro as resenhas!!), além de ser muito criativa nas artes. Sabiam que até numa simples rolha de garrafa ela enxerga uma rena e ainda ensina como?!! 

Márcia, muito obrigada pela receita do Bolo de Chuchu.
Estava te devendo! e agora "matei" minha curiosidade.

Informo que não sou nem um pouquinho fã desse legume mas desde que vi a receita fiquei tentada a experimentar afinal é diferente, ainda não havia feito, não sabia qual o sabor em bolo doce. Quem sabe mais uma nova maneira de servir chuchu e que agrade?

Fiz algumas adaptações na receita porque não uso açúcar e nem fermento em pó industrializado.

A receita original segue abaixo. As mudanças que fiz comentarei ao final.


BOLO DE CHUCHU

  • 4 ovos
  • 2 chuchus picados sem casca
  • 1/2 xícara (chá) óleo 
  • 2 xícaras (chá) açúcar 
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha 
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo 
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar a fôrma

MODO DE PREPARO:


  • No liquidificador, coloque os ovos, chuchus picados, óleo, açúcar, essência e bata até ficar homogêneo.
  • Transfira para uma vasilha funda e acrescente farinha e fermento. Misture bem incorporando todos os ingredientes.
  • Coloque em forma untada e enfarinhada.
  • Forno pré aquecido, por aprox. 30min ou até o bolo dourar.


  



Hoje, foi servido, no café da manhã e no lanche da tarde.
Agradou o paladar do maridão, enquanto eu demorei mais para me acostumar pois me incomodava o sabor forte da canela. O sabor de chuchu fica muito fraco, quase não se percebe.


As adaptações feitas na receita:
  • usei óleo de girassol
  • substitui 2 xícaras (chá) açúcar por 1 xic.(chá) de sucralose
  • substitui essência de baunilha por 1 colher (sopa) canela em pó mas o sabor da canela se acentuou. Sugiro colocar a metade ou seja 1/2 colher para ficar mais suave.
  • Fermento em pó: não uso o industrializado após tomar conhecimento de que PODE conter traços de metal, por exemplo, alumínio. Não sei se é verdade mas na dúvida, prefiro evitar. Eu mesma faço o fermento caseiro para bolos. A receita colocarei ao fim deste post.
  • Bati o bolo no liquidificador por 3 minutos.
  • Meu bolo demorou 40 minutos para assar.

DICA: receita do fermento em pó que faço em casa e utilizo em TODOS os bolos e tortas. Misturo bem 2 ingredientes simples.

1/2 colher (chá) Cremor de Tártaro
1/4 colher (chá) Bicarbonato de Sódio


O bolo ou torta cresce, fica muito bom e macio!!
Considero melhor que o fermento em pó industrializado e mais saudável.

O cremor de tártaro é um subproduto da produção de vinho e comprei em loja que vende produtos para fazer chocolates, bolos, quitutes para festa e decoração.


30 junho 2015

Sal disfarçado

Uma vida sem (ou o mínimo de) sal não precisa ser sem graça...

Preparo os alimentos usando pouco sal mas tenho experimentado esta receitinha simples com sucesso. 
Imagem: Revista MÁXIMA

Fica bom em arroz, feijão, saladas, molhos, caldos, sopas, carnes vermelhas e brancas. No peixe, fica divino e nesse caso, eu prefiro trocar manjericão por raminhos amassados de alecrim fresco. 

Em saladas, já fiz com raspas de limão mas prefiro trocar esse ingrediente por salsinha + cebolinha bem picados. Dá para variar usando salsão, tomilho, alho seco, gengibre seco, etc. 


16 junho 2015

Porta sanduíche


A parte externa é feita com tecido de algodão e na parte interna usei o Etaflon (laminado prata) também conhecido como:

  •  Isomanta
  •  Manta térmica ou 
  •  Espuma Pack Aluminizada  


Na próxima imagem, veja o etaflon na parte de dentro. Optei pelo de 2mm porque mais do que isso ficaria muito difícil costurar. Talvez impossível.

A função dele é apenas o de manter a temperatura do lanche entre 1h e 1h30min dependendo da temperatura externa ambiente. 


Como é costurar etaflon?
Não é muito agradável, é chatinho.
Durante a costura, é necessário puxar o etaflon, caso contrário, a agulha repica no mesmo lugar enquanto a linha que vem da bobina vai embolando por baixo do trabalho.  

Para facilitar, troquei o calcador de uso geral para o de teflon que me ajudou um pouco porém ainda foi preciso puxar o trabalho conforme era costurado.   


Vista de perfil e o viés de algodão passado em toda volta.


DICA: 
Ao costurar etaflon coloque o tamanho do ponto em 3,5 ou 4 (o maior que puder) pois se costurar com os pontos muito juntinhos, o etaflon rasga fácil. Nesse caso, terá que descartá-lo do trabalho.


Este é o etaflon, um lado laminado (há de diversas cores) e do outro é uma espuminha sintética.


O produto costuma ser vendido em lojas que vendem tecidos e aviamentos para cortinas, estofamentos, matérias primas para bolsas e calçados. Pode ser encontrado em algumas oficinas que reformam sofás.

Comprei o meu no Brás (SP), numa rua pertinho da Igreja Matriz, próximo a Rua do Gasômetro (os homens que tem como trabalho ou hobby a marcenaria adoram essa rua!!!).

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...