25 fevereiro 2016

Calça Pijama Xadrez

A filha pediu e fiz a calça de pijama flanelado pois o Outono está chegando. 
OBAA!! falta menos de 1 mês. 

O tecido é flanela 100% algodão, macia e confortável. Um dos fatores que me agrada muito é o de ser da indústria brasileira: São Joanense-Pirapora Têxtil. 



Comprei o tecido no Bom Retiro, na Rua 3 Rios, São Paulo(SP) por quilo. Fazendo as contas convertendo kg para metro, custou R$ 5,80/metro. Preço excelente pela qualidade do produto. 

Eu, curiosa, ao chegar em casa estendi o tecido e medi. Veio com 2m20cm x 1,60 largura. Com essas medidas, deu para fazer a calça e sobrou um pouco. Com o outro xadrez que comprei irei fazer calça de pijama para a amiga da minha filha pois é uma encomenda mas estou precisando tirar as medidas dela, o que ainda não foi possível nos encontrarmos.

Tecido comprado, tirei as medidas da filha, modelei e antes de cortar as peças, observei bem o padrão e ajeitei de modo muito atento para que as listras coincidissem o máximo possível umas nas outras. Feito isso, cortei e overloquei usando 3 fios. 

A calça ficou pronta, a filhota gostou e eu também fiquei satisfeita com o resultado.

A modelagem sob medida vestiu muito bem. 


No caso de calça de pijama, a união das partes não foi executada pelas laterais. Essas costuras não existem como se pode observar na imagem acima. Apenas costurei o entremeio das pernas e ganchos dianteiro e traseiro. Desta maneira, confecciona-se a calça num instante.

Eis a modelagem no tecido cortado. Esta é uma das pernas da calça onde frente e costas estão unidas sem costuras como mencionei antes. É bom na hora de deitar-se de lado pois não fica nenhuma costura incomodando na lateral da perna e coxa.


As 2 partes desmontadas antes das costuras. 

Note que a dobra do tecido está na lateral perna:




Primeiro, passei overloque nas entrepernas e depois uni frente e costas, fazendo um "U" começando pela cintura-frente, passando pelos ganchos dianteiro e traseiro, subindo até chegar na altura da cintura-costas.


Resultado: calça finalizada com elástico 2,5cm na cintura e barras concluídas.


Na barra, fiz a vira para dentro e por cima costurei uma tira bonita de bordado inglês. Este é um detalhe tão simples mas que dá charme incrível para a peça.


  

Na imagem abaixo, destaque para o acabamento interno da barra. Concluí internamente, à mão, com pontos invisíveis.



****************************************

Estou aguardando o Outono, a minha estação do ano preferida além da Primavera 

O Outono traz temperaturas mais agradáveis onde me sinto mais disposta, mais animada!! 

O nosso Verão tropical me deixa numa leseira, impaciente, prostrada, sem disposição para nada e qual a conseqüência disso? ---> trabalho atrasado. 




Venha Outono
Estação da terra fértil, da abundância de frutas e vegetais, de colheitas prósperas, de brisas leves e ar fresco. 

Seja MUITO bem vindo, querido Outono

12 comentários:

  1. Essas calças estão um luxo, super bem confecionadas, ficaram lindas, e essa ideia de não
    ter costura na lateral é espetacular, vou fazer umas para mim do mesmo jeito, bjs amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver, Mira!! pois és costureira de mão cheia!! melhor do que eu!

      Bjs

      Excluir
  2. Bom dia Fatinha!!
    Que o outono venha logo, porque não aguento mais este calor que vem fazendo e nos preparar para esta estação gostoso. Lindo pijama.

    Lindo domingo.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito lindo, sou seu fã ..... Haaaa e que explicação!!! nos mínimos detalhes (omo sempre muito bem detalhado) PARABÉNS ..... TE AMO !!

    ResponderExcluir
  4. Passei para lhe desejar uma linda sexta feira.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo o pijama, parabéns! Beijos, Clau.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fatinha! Adorei a calça de pijama, ficou linda e o tecido é muito delicado. E o bordado inglês? Deu um charme especial a peça. Parabéns pelo capricho. Bjs e ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei na internet um ponto de crochê muto bonito, que me direcionou ao seu blog, porém, como você coloca link genérico (só do blog e não da postagem), é muito chato, pois ao clicarmos nos deparamos com uma postagem completamente diferente da que gostaríamos de ver... Parece que o autor quer obrigar o leitor a dar mais cliques, abrir mais páginas, obter mais lucro ou mais visitas, e não repassar o conteúdo, e faz com que o tiro saia pela culatra. Em vez da pessoa ficar um tempão navegando no blog após ver o que que realmente lhe interessa, fica é chateado com o blog por não conseguir localizar o que queria ver ali, sai e deleta o site para sempre de seus favoritos... E os menus nem sempre ajudam. Simples assim: Links diretos, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia Karina

      Fiquei sem entender a qual post de crochê você se referiu pois seu comentário está sobre uma postagem de costura. Por favor, explique melhor pois se eu puder te ajudar, com certeza, que farei mas antes preciso entender ao que você se refere.

      Aguardo sua resposta.

      Bjs

      Excluir
  8. Dicas preciosas Parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir
  9. Muito legal e inspirador seus trabalhos, tbm faço umas coisinhas aqui em casa. Sucesso!

    ResponderExcluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...