15 setembro 2015

Tesouras e...

... resposta à visitante Camila que comentou, na postagem anterior, como Anônimo e não deixou email para que eu pudesse responder diretamente. Então achei melhor preparar esta postagem para detalhar sobre a tesoura para corte de tecido que utilizo.

Apesar de mencionar marcas e modelos nesta postagem, a finalidade não é a de fazer propaganda e sim a de compartilhar informação, experiência e preferências pessoais.

Gastei muito com várias tesouras que fui comprando e testando nos cortes de tecidos até encontrar AQUELA que nomeei como a ideal para mim. Aqui estão todas as minhas tesouras na ordem em que foram adquiridas:


1. Aquarela     /    2. Tramontina     /     3 e 4. Mundial      /      5. Lavoro 

Todas testadas nos cortes de tecidos porém as duas mais antigas reservei, respectivamente, somente para cortar papel e a outra feltro.



A que prefiro para corte de tecidos é a da marca italiana Lavoro porque 
  • tem excelente corte
  • é firme na mão  
  • o tecido não escorrega entre lâminas
  • indicada para alfaiataria e para costureiras profissionais (não é o meu caso)  

A tesoura corta muito bem, é afiada, por isso a usei desde cortes em tecidos finos de algodões até os grossos jeans e lonitas. 

Porém se cortar durante muitos minutos seguidos e/ou se o tecido for grosso, a mão cansa por ser a tesoura mais pesada de todas as que tenho. Parece que o corte vai ficando "duro" - não sei qual seria a palavra mais correta para expressar a "dureza" de corte - mas conforme a mão cansa, os tendões dóem. Nesse momento, é melhor parar e relaxar mão e dedos com alguns exercícios.

Não troco a Lavoro por nenhuma, até que ... 
... apareça outra melhor do que ela. 


É de aço forjado e niquelado, modelo F36-8" e pesa 220g. 
Tesoura Lavoro
A visitante Camila escreveu:

... "Recentemente ganhei uma muito parecida com essa, de ferro fundido, que é afiadíssima mas muito pesada e dura de manusear. Quase não a consigo abrir ao cortar um tecido! A sua também era assim? Você fez algo para "amaciar"? Já passei óleo Singer no parafuso, mas apenas serviu para deixá-la mais engordurada." ...

RESPOSTA: Camila, eu a uso quase 5 meses, nas 1ªas vezes achei-a dura pois a comparei com as outras da Mundial - Modelos 445-8 e com a 660-8 1/2.

Não tive dificuldade em cortar com a Lavoro, não houve necessidade, até o presente momento, de pingar óleo Singer (ou outro) no parafuso para deixá-la mais macia no corte. Não sei se me acostumei a ela ou se ficou amaciada apesar do pouco uso mas não a acho tão dura quanto achava no início.  

A regulagem dela se faz através deste parafuso; é preciso ter a chave de boca 8. 

Camila, no caso da sua tesoura, o melhor é retirar ao máximo o óleo que foi colocado no parafuso. Não use água, nem álcool, limpe apenas com tecido seco e macio, por exemplo, a flanela ou microfibra. Depois tente regular (talvez afrouxando) o parafuso da sua tesoura. Verifique qual a ferramenta mais adequada para não empenar a rosca e nem o parafuso. Vai testando fazendo cortes em tecidos de variadas espessuras até encontrar a regulagem mais favorável para você.

Na Tramontina e na Mundial, a regulagem também é por parafusos, uma com chave de fenda e a outra com chave Phillips (ou estrela):




******************

Para finalizar, aproveitando o tema tesouras, tenho mais essas outras que utilizo para:


Cortar linhas de costura:
Esta fica amarrada na máquina



 Esta outra fica solta sobre a mesa




E por último, a Westman para cortes em zig-zag ou acabamentos de bordas que desfiam



Também a uso em curvas e em quinas 90 graus que necessitam desdobrar depois para formar cantos perfeitos.

16 comentários:

  1. Oh, Fatinha, quanta atenção e gentileza da sua parte! Quase perdi o fôlego ao ver um post inteiro dedicado à minha pergunta!! Quanta honra! Muitíssimo obrigada pela sua atenção e pelos conselhos!
    Desculpe não ter deixado meu email, e por ter postado como "anônima". Eu não tenho blog e acho que nunca comentei antes em um blog alheio. Fico mais "na moita" mesmo e por isso não conheço bem a etiqueta desse tipo de conversa.
    Mas meu email é ccajaiba@hotmail.com, por favor sinta-se à vontade para comunicar-se comigo quando quiser!
    Adorei seus conselhos e acho que me falta mesmo desapertar um pouco o parafuso. Minha tesoura é uma Serra Sharp da Mundial, linda e afiadíssima, ganhei da minha tia, que está me ensinando a costurar, mas até agora tenho cortado pouquíssimo tecido com ela, por conta da dureza. Assim que resolver o problema, volto para dar notícias.
    Um grande abraço e muito obrigada!
    Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila

      Enviei um email para você.
      Sim, quero saber depois se deu certo o ajuste do parafuso da tua tesoura.

      Bjs

      Excluir
  2. Fatinha, tesouras é sempre complicado, a minha agora está a não cortar bem os tecidos, tenho que comprar
    outra e deixar esta para afiar, o vestido é mesmo da Katy, beijos amiga e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Imagino que essa tesoura Lavoro seja bem carinha - uma pena, vou ter que continuar me virando com a minha Tramontina mesmo. Aqui em casa é um terror, sempre tem alguém passando a mão nas minhas tesouras prá cortar alguma coisa e deixá-las imprestáveis, até arame já cortaram com elas, um pecado... Mas sabe: tenho duas tesouras que comprei no site da Aslan, a 5 reais cada uma e que cortam que é uma maravilha... Beijos, Fatinha querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Parabéns pelo blog, muito legal as dicas!
    Gostaria de pedir uma dica. Onde seria um bom lugar para comprar tecido para vestido de festa, em São Paulo?
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André

      Agradeço sua visita ao meu blog.
      Sobre tecidos para festa, gosto da loja GJ Tecidos para Festas.

      http://www.gjtecidos.com.br

      Fica na Ladeira Porto Geral, 73, em São Paulo/SP
      Ocupam 1º, 2º e 3º andar sendo este último somente tecidos fabulosos para noivas.

      Bjs

      Excluir
  5. Ai, Fatinha... Você é má quiném eu, eu também dou umas dessas de reclamar de presentes caros - o marido faz uma carinha tão magoada... Adorei você dizer que eu ia ser boa dando aulas presenciais - eu adoraria. Não tenho timidez, trabalhei atendendo público, prá mim eu acho que seria natural passar o que eu sei... Fico imaginando um salão comunitário de um centro ou de uma igreja, aulas gratuitas prá quem realmente quer e precisa aprender, eu ia achar o máximo... Mas é Deus quem coloca esse tipo de coisas na vida da gente, não adianta eu ir atrás e dizer: "Quero ensinar"... Por isso a internet é bom: o que eu ensino fica lá, quem precisar acaba achando. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Bom post para esclarecer. Já tinha visto esta grandona e pesada em alfaiataria e oficinas de costura e realmente a achei pesada.
    As minhas são basiquinhas - da Tramontina mesmo, mas uma só para papel e outra só para tecido. Também tenho a de picotar tecido e a acho pesadinha.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia

      Cortar por muito tempo é que acabamos sentindo o peso da tesoura que de certo modo, também ajuda a segurar o tecido no lugar. É como tudo na vida, há vantagens e desvantagens.
      Obrigada por visitar meu blog.

      Bjs

      Excluir
  7. Que post especial!
    Parabéns pela sua dedicação com seus leitores.
    Que organização é essa menina, uma tesoura pra cada coisa?!?!
    Isso é coisa de profissa mesmo rs!
    Eu tenho uma unica tesoura pra tudo( deve ser por isso que elas nunca duram) rs!
    post super explicativo e de muita utilidade para todos, parabéns!
    bjussss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane
      Tudo bem? estava sumida! mas adorei receber tua visita por aqui e ler seu comentário.
      Bjs

      Excluir
  8. Que belíssima aula minha amiga. Eu tenho algumas, uma de cozinha, uma de papel e outra que uso para cortar algum tecido. Mas de vez em quando o meu filho corta papel com a que não tem que cortar, ai já voiu acaba com o corte.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tânia

      Sem imaginar que um dia iria tratar sobre tesouras, surgiu a oportunidade e a idéia através de dúvida da visitante Camila.

      Agradeço sua visita.

      bjs

      Excluir
  9. Olá, Fatinha querida. Li o teu comentário lindo lá no meu blog, me aconselhando... Só que é assim: se minha cunhada for embora, perde a casa, que foi construída num terreno que pertencia ao sogro dela, já falecido, em cujo quintal moram os cunhados dela, com os quais ela não se dá nada bem. A casa dela, construída com muito sacrifício e ajuda do meu marido e das tias dele, é a mais bonita do terreno e eles vivem arrumando encrencas feias com ela, prá ver se ela vai embora do lugar. Se ela for, como o terreno nunca passou por inventário prá ser feita a correta divisão dele, o mais provável é que se apropriem da casa, já que o marido dela tá perdido no mundo como caminhoneiro. Quanto a ela não gostar de mim, não me magoa nem um pouco. Eu de verdade não ligo, não me sinto ofendida nem chateada. Ela tá no direito dela de não gostar de mim, talvez seja coisa de outra encarnação, vá saber... Eu prefiro que ela nunca saiba que eu estou por trás da ajuda, assim ela não corre o risco de ser ingrata... Lembra quando a gente reza o Pai Nosso e pede prá Deus não deixar a gente cair na tentação? Pois então: eu acho que, se eu deixasse ela saber que eu ajudo, ou ela ia se sentir forçada a gostar de mim (o que não ia ser sincero...) ou ia ser ingrata. Não quero ninguém cometendo esse erro (ingratidão) por minha causa, prefiro que ela não saiba nunca... Realmente vivo como você falou: focada em quem me ama e sem esquentar e muito menos desejar o mal prá quem não gosta de mim. Já tem bagagens pesadas demais prá se carregar nessa vida, não preciso carregar nem mágoas e nem arrependimentos...

    Beijos, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  10. Que lindos você e seu marido adormecendo juntinhos no sofá... Amor de verdade é assim, não precisa de demonstrações gigantescas de cumplicidade e carinho, até nos menores gestos está presente a afinidade... Beijos, Fatinha querida. Obrigada por sempre fazer comentários tão sábios e carinhosos...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,

    como você está?

    Passei para lhe desejar uma ótima sexta-feira.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...