15 março 2013

12 modos de sabotar sua costura

Fotos: 
Detonar um projeto de costura é fácil; são tantas as maneiras que é preciso estar muito atenta desde os mínimos detalhes. 

A maioria dos erros de costura ocorrem por descuido, por desatenção, por utilizar ferramentas erradas, materiais ruins e outros fatores.   

Acredito que não sou a única que passou por isso. Pelo menos uma vez deve ter acontecido com você também. E como "nada acontece por acaso", a experiéncia serve, pelo menos, para tirar algo proveitoso para nossa aprendizagem. Ao sabermos o que deu errado já é um bom caminho para não tornar a repetir o mesmo erro.
 
Listei abaixo alguns erros que aconteceram comigo. Cometer erros chateia e por isso fui anotando em meu caderno como "sabotei" minha própria costura. Poderia ter vergonha em revelar mas não tenho pois não sou infalível  e porque a informação pode ser útil para alguém.


Mas vamos à lista!!
Unsure Royalty Free Stock Photo 

1) Usar tecido errado. O molde sugere tecido encorpado e utiliza-se tecido molenga ou vice versa.

2) Não estudar muito bem o molde antes de marcar/cortar no tecido definitivo.  

3) Ter preguiça em fazer as marcações internas do molde sobre o tecido.

Insecure Nerd Royalty Free Stock Photo4) Fazer corte mal feito é frustrante porque resulta em costuras que não se casam entre si e a roupa fica torta. Pode acontecer do tecido sair do lugar no momento do corte ou a tesoura que não corta tão bem. Ou as peças dos moldes não foram bem alfinetadas ao tecido, a base da mesa é ruim e o tecido escorrega por falta de pesos para segurar melhor o tecido. Uma boa sugestão é usar o cortador rotativo ao invés de tesoura. Ainda terei um!  
Unsure Nerd Woman Royalty Free Stock Photo
5) Usar linha errada como por exemplo, usar o fio para alinhavo que é mais fraco para unir as peças à máquina.

6) Cansaço...eita inimigo cruel na hora de costurar, nos induz a erros tolos. 

 7) Achar que consegue "chupar cana e assobiar ao mesmo tempo", ou seja, costurar ao mesmo tempo que executa outra tarefa que também exige concentração. Embora sejamos polivalentes nos trabalhos de casa e no escritório fica complicado dividir a atenção que a costura exige com outra atividade. Ou se faz bem uma coisa ou outra. Melhor deixar  a costura para mais tarde, em hora mais sossegada. 

8) Já aconteceu de você ficar seduzida por imagem de modelagem bonita? mas depois percebe que não combina com o seu corpo ou o molde é para ser feito por quem já tem mais experiência em costura e então sentir-se limitada nos conhecimentos. Como é triste! fica a impressão que costurar não é para si e que é um "bicho com 7 bocas famintas que querem te devorar!"  

Confused Geeky Woman Royalty Free Stock Photo 9) Iniciar um projeto de costura e parar porque esqueceu de comprar o zíper ou porque não sabe pregar o colarinho, a manga, etc. Então larga a costura e os dias, semanas, meses passam e depois não sabe por onde recomeçar. É péssimo e por isso já prometi a mim mesma não fazer mais isso. Antes de cortar tecido e unir as partes, há de ter tudo roteirizado, bem estudadas as etapas para começar e terminar bem o projeto.

10) Não fazer pré-lavagem do tecido e perceber que o vestido encolheu e/ou manchou após lavagem.

11) Escolher molde de tamanho errado e se convencer que poderá fazer ajustes de tamanho apenas cortando um pouco menor ou maior conforme o caso.

12) Estabelecer um prazo que sabe não conseguir cumprir (fazer uma roupa às vésperas de algum evento) e  ficar se pressionando, se torturando a ponto de se estressar tanto e perder a motivção para continuar a costurar.
 


A lista pode ficar maior ainda!
Conte-me como você sabotou sua costura e o que aprendeu com isso. Deixe seu comentário, afinal aprendemos com nossos erros e com os dos outros  também.  

...agora é a sua vez! 

Retro Waitress Taking Order Royalty Free Stock Photo 
Fotos: 

17 comentários:

  1. Menina, amei o post! Na verdade, adorei seu blog!! O conteúdo é muito bom e o jeito que vc escreve é ótimo!!!

    Quanto aos erros, ando cometendo muitos kkkkk

    Eu comecei a me aventurar no mundo das costuras recentemente e para me ajudar nesse processo decidi também me aventurar na blogosfera kkkk

    Fatinha, se vc tiver um tempinho, me faz uma visitinha... eu vou adorar trocar ideias com você!

    Já estou seguindo, é claro!

    Bjokas mil,
    Instagram @mamauft
    http://minhamoda-meuestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já cometi todos eles. Aliás, nem tem porque me referir a eles no passado, pois não tem conserto: acho que vou cometer um ou outro pro resto da vida. Queria ser mais centrada, minha cabeça tá sempre voando... Acho que vou imprimir a lista de erros e pregar na parede, perto da máquina de costura. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu já cometi inúmeros erros. esse de não lavar o tecido antes, putz! nem te conto como ficou. manchou tudo depois de pronto.

    Aprendi a alinhavar. não é perda de tempo, pelo contrário, ganha-se tempo.
    Continuo parando projetos por falta de material adequado. e mais um monte de outras coisas.

    Adorei a postagem, muito boa mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. OI oi! pois é. os erros na costura são um stress! Ter a linha errada, com a agulha errada, para o tecido errado.. enrola tudo, não corre, parte... enfim. E pra quem é novato nestas coisas, descobrir onde está a solução é uma carga de trabalhos! Obrigada por partilhar seus erros, aprendi consigo. Óptimo blog, gostei .-)

    ResponderExcluir
  5. Bah, eu me boicoto, nunca aprendi costurar, vejo as pessoas fazerem e também me meto a fazer umas experiencias. Quase sempre tem erros, mas deixo assim mesmo. Acho lindo tudo que faço.hahaha
    Adorei seu cantinho cheio de preciosas dicas.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fatinha ,a bolsa é de pele sintética ,obrigada
    pelas suas visitas , quanto aos erros de costura,
    algumas delas , aconteceram também comigo ,
    quem não erra? eu já trabalhei com estilistas bem
    conceituados e muitas vezes aquilo que eles imaginaram num modelo, saía ao contrário, e é com
    os erros que aprendemos, beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Fatinha!
    Obrigada por seu blog!!
    Ganhei uma máquina do meu marido! Ela deve chegar até quarta-feira.
    Nunca coloquei a mão em uma máquina, não imagina minha ansiedade!!...rs
    Estou me deliciando com seu blog, estou me preparando aqui, sei que errar faz parte, mas já sabendo é mais fácil evitá-los!!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. É uma de lista bem completa que inclui coisas aparentemente simples, mas que nem sempre pensamos nelas. Muito bem.
    Jogos de Costurar

    ResponderExcluir
  9. Fiquei fã deste blog, vou seguir.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  10. Ai todos eles...principalmente quando tem muita gente pressionando.

    ResponderExcluir
  11. Valeu pelas dicas, adorei seu blog. minha mãe costura desde muito pequena e só hoje pensou em colocar em prática para ganhar dinheiro e faze-la sua profissão. suas dicas são de suma importância.

    ResponderExcluir
  12. Mais um post super interessante! Obrigada!
    Beijinhos e força nas costurinhas! :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Fatinha vi seu comentário em meu cantinho e vim correndo conhecer o seu. Vejo que temos algo em comum e gostamos de costurar. Porém não costuro roupas e sim peças artesanais para casa o dia-a-dia etc.... E também ainda sou uma mera aprendiz estou engatinhando neste mundo de linhas e agulhas. Gostei muito de seu blog e amei este post com certeza já fiz muita burrada com as costuras kkkkkkkk.... Querida um beijo e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Amei seu blog. Tem de tudo um pouco do que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Anônimo.
      Que pena você não deixar o seu nome mas seja bem vinda(o).

      Bjs

      Excluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...